A selecção de halterofilismo da Bulgária foi excluída dos Jogos Olímpicos Rio 2016 devido a vários casos de doping, anunciou nesta sexta-feira a federação internacional da modalidade (IWF).
A decisão do Comité Executivo da IWF foi tomada em Houston, nos Estados Unidos, onde começam nesta sexta-feira os Mundiais de halterofilismo.
O motivo da exclusão da Bulgária deve-se aos 11 casos de doping na selecção búlgara num controlo inopinado no início do ano.
Os halterofilistas, na altura num centro de estágio em Tbilissi, acusaram a substância stanozolol, um esteroide anabolizante.
Em 2008, a Bulgária já tinha retirado a selecção de halterofilismo dos Jogos Olímpicos de Pequim, também por vários casos de controlos positivos.
Nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, três medalhas de ouro conquistadas pela Bulgária foram retiradas à selecção também por casos de doping.
Na mesma reunião de Houston, a IWF decidiu também excluir dos Mundiais as selecções das Honduras, Panamá, Guatemala, Serra Leoa e Tajiquistão por não terem cumprido a obrigação de comunicar as localizações dos atletas para eventuais controlos inopinados.
O Comité Executivo da IWF decidiu também retirar uma quota de participação nos Mundiais de Houston à Roménia, por infracções aos regulamentos antidoping.