Vila Real é palco entre 11 e 12 de junho de 2016 para a última prova europeia do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), anunciou hoje o município transmontano.
A autarquia de Vila Real conseguiu assegurar em novembro de 2014 a realização do WTCC em Portugal para o período correspondente aos anos 2015, 2016 e 2017, concretizando assim a ambição de internacionalizar o circuito automóvel citadino.
Esta decisão surgiu também depois da Câmara do Porto ter decidido suspender a realização do Circuito da Boavista em 2015 alegando que, face ao corte de apoios do Turismo de Portugal, gastar cerca de três milhões de euros numa prova de automobilismo poderia por em causa “as boas contas” do município. O Porto era palco para as provas WTCC.
Segundo anunciou a câmara transmontana, em comunicado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou hoje o calendário desportivo automóvel de 2016, que agenda para o fim de semana de 11 e 12 de junho a prova de Vila Real.
Esta será a última prova europeia do WTCC.
O município de Vila Real considera que “estão criadas as condições para que se repita o extraordinário sucesso da prova do ano 2015”, que atraiu à cidade milhares de pessoas.
Cumprindo uma promessa eleitoral, o executivo do PS, presidido por Rui Santos, retomou em 2014 a realização do Circuito Automóvel de Vila Real. O objetivo era que a internacionalização do circuito ocorresse em 2016/2017, um calendário que foi antecipado para 2015, com as corridas a realizaram-se em julho.
Para acolher esta prova internacional, foi necessário aplicar 1,6 milhões de euros, 85% de fundos comunitários, para obras e reforço da segurança das corridas automóveis, bem como para a promoção, animação, homologação do circuito e pagamento de direitos televisivos
As primeiras corridas no circuito de Vila Real, criado por Aureliano Barrigas, realizaram-se em 1931 e foram incluídas no programa das festas da cidade.
Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.
O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, mas o evento só se realizou até 2010 e, depois, de novo em 2014.