A Serra Leoa vai voltar a receber jogos de futebol internacionais, em resultado do levantamento hoje de uma suspensão imposta em agosto de 2014 pela Confederação Africana de Futebol (CAF), como forma de controlar a epidemia do ébola.
“Os jogos de futebol internacionais e as competições da CAF podem voltar a ser organizados no país da Costa Ocidental africana, o que não era permitido desde agosto de 2014, quando a CAF, na sequência das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), suspendeu a realização de jogos de futebol nos países afetados pela epidemia com o vírus do ébola, nomeadamente, na Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa”, anunciou hoje a CAF através de um comunicado.
Entre os três países, a Guiné Conacri é, segundo a nota da CAF, “o único ao qual ainda não foi dada a ‘luz verde’ para reiniciar as competições da CAF, uma vez que a erradicação do vírus do ébola ainda não foi declarada pela OMS”.
Os jogos internacionais em que a Guiné Conacri é anfitriã têm sido realizados no Mali e em Marrocos, enquanto a Serra Leoa recebeu as equipas adversárias nos jogos de apuramento para a Taça das Nações Africanas 2015 nos Camarões, República Democrática do Congo e na Costa do Marfim.
A epidemia do ébola matou quase 4 mil pessoas na Serra Leoa até à declaração da erradicação do vírus pela OMS no mês passado.