A FIFA alertou hoje as federações de todo o mundo para impedirem os seus futebolistas de participarem no jogo 'All Stars', no Kuwait, onde a organização de jogos oficiais está suspensa pelo organismo.
O anúncio, apesar de não referir quaisquer nomes, afeta os ‘veteranos’ Andrea Pirlo (Itália) e Steven Gerrard (Inglaterra), ainda no ativo no campeonato nacional dos Estados Unidos (MLS – Major League Soccer).
Ambos foram convidados, assim como outros jogadores retirados, nomeadamente o português Luís Figo e o luso-brasileiro Deco, para participar numa equipa de ‘consagrados’ que disputará, a 18 de dezembro, um jogo particular com uma formação de ‘estrelas’ do Kuwait.
A notificação hoje tornada pública foi distribuída pelas 209 federações-membro da FIFA, alertando contra a participação, no 'amigável', de jogadores inscritos oficialmente.
A suspensão, em outubro, do Kuwait significa que o país “não está autorizado a fazer parte de jogos ou competições internacionais” enquanto a mesma durar, esclarece a nota da FIFA, a que a Agência France Press teve acesso.
A FIFA e o Comité Olímpico Internacional suspenderam o Kuwait devido à interferência do governo nas atividades desportivas naquele país do Médio Oriente.
Segundo a organização do jogo, marcado para o estádio Jaber Al-Ahmad, estão também já confirmados na equipa Football Champions Tour o brasileiro Ronaldinho, o inglês Paul Scholes, o francês Robert Pires, o espanhol Carles Puyol e os italianos Gianluca Zambrotta e Alessandro del Piero.