O Benfica colocou-se hoje provisoriamente a cinco pontos do líder Sporting, e a três do FC Porto, após vencer no terreno do Vitória de Setúbal, numa 13.ª jornada da Primeira Liga produtiva em golos.
No Estádio do Bonfim, os bicampeões nacionais alcançaram a quinta vitória consecutiva no campeonato, impondo a primeira derrota caseira aos sadinos, com golos de Pizzi (35 minutos), Jonas (39) - líder dos marcadores, com 11 tentos - Mitroglou (54) e o guarda-redes Ricardo, que marcou na própria baliza após um remate do grego ao poste, aos 79.
Do outro lado, Vasco Costa (59 minutos) e Suk (88), segundo melhor goleador da prova, com oito, fizeram os tentos do Vitória de Setúbal.
O Benfica segue no terceiro lugar, com 27 pontos, menos cinco do que o Sporting, que recebe no domingo o Moreirense, e a três do FC Porto, que no mesmo dia visitam o Nacional. Os sadinos mantiveram 18 pontos e caíram para sétimo lugar.
Depois do empate 1-1 entre Boavista e Estoril-Praia, na sexta-feira, hoje marcaram-se 23 golos em apenas quatro jogos, com o expressivo contributo do Paços de Ferreira, que goleou o União da Madeira em casa, por 6-0, deixando o treinador dos insulares, Luis Norton de Matos, e o plantel sob aviso de “tolerância zero” da direção.
Os pacenses, que com este resultado subiram ao sexto lugar e igualaram o resultado mais expressivo da competição, chegaram à vitórias com golos de Romeu (09 minutos), Bruno Moreira (21 e 47, este de grande penalidade), Andrezinho (26), Cristian (51) e Diogo Jota (67).
Em Vila do Conde, o Rio Ave regressou aos triunfos, após três desaires consecutivos, e igualou provisoriamente o Sporting de Braga na quarta posição, após bater por 3-1 o Arouca, que sofreu a primeira derrota fora de portas.
Gegé deu uma dupla vantagem ao Rio Ave, com um autogolo no primeiro minuto e a expulsão, por acumulação de cartões amarelos, à meia hora. Na segunda parte, Marcelo ampliou a diferença, aos 57, Sema Velázquez reduziu-a, aos 71, mas João Novais reforçou o triunfo da formação de Pedro Martins, aos 79.
No Minho, no jogo frenético, um golo de Fransérgio, ao minuto 90, deu ao Marítimo um triunfo por 4-3 sobre o Vitória de Guimarães e também novo folego ao treinador Ivo Vieira.
Após a eliminação da Taça de Portugal e duas derrotas seguidas no campeonato, os madeirenses foram ao Estádio D. Afonso Henriques vencer com golos de Alex Soares (14 minutos), Marega (39), Edgar Costa (48) e Fransérigo, enquanto pelo Vitória marcaram Ricardo Valente (39), Cafú (52) e Otávio (72), este de grande penalidade, num lance que valeu a expulsão do guarda-redes Salin (70). Pouco depois, Henrique Dourado viu o cartão vermelho (75) e deixou os minhotos também reduzidos a 10 unidades.
Com o seu segundo êxito fora de casa, o Marítimo subiu provisoriamente ao oitavo lugar, com 17 pontos, ao passo que o Vitória de Guimarães, que vinha de dois triunfos seguidos, caiu para 10.º, mantendo 16 pontos, e pode terminar a ronda ainda mais abaixo.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.