loading

FIFA: Vice-presidente Juan Napout declara-se inocente perante justiça

O ex-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) Juan Angel Napout, hoje extraditado para os Estados Unidos, declarou-se inocente na sua primeira audição judicial em Nova Iorque, no âmbito do escândalo de corrupção que abala a FIFA.

FIFA: Vice-presidente Juan Napout declara-se inocente perante justiça
Futebol 365

O paraguaio, vice-presidente suspenso da FIFA, começou hoje a ser ouvido em tribunal em Nova Iorque, acompanhado do seu advogado, aguardando que as autoridades judiciais decidam sobre a medida de coação a que estará sujeito.

O dirigente da FIFA viajou para Nova Iorque escoltado por dois agentes da polícia norte-americana.

Detido a 03 de dezembro em Zurique, Napout aceitou a sua extradição para os Estados Unidos, apesar de numa primeira audição judicial após a sua detenção, em Zurique, ter recusado deixar a Suíça.

No mesmo dia foi também detido o vice-presidente da FIFA Alfredo Hawit e confirmada pelo Departamento de Justiça norte-americano a existência de 16 novos acusados no âmbito do caso, oito dos quais admitiram a sua implicação.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, que foram marcadas para 26 de fevereiro de 2016.

A 25 de setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter, que foi interrogado na qualidade de arguido, por suspeita de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança.

A 08 de outubro, Blatter, o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, e o presidente da UEFA, o também francês Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, por implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

Na base das suspensões estão os inquéritos que decorrem no próprio órgão da FIFA, ainda que vários outros responsáveis do organismo mundial estejam também a ser investigados pelas autoridades suíças e norte-americanas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?