O União da Madeira venceu hoje pela primeira vez no terreno do Marítimo, ao triunfar no dérbi local da 18.ª jornada da Primeira Liga por 1-0.
A formação unionista conseguiu o primeiro triunfo fora de casa na competição graças a um golo de Cádiz, aos 50 minutos, e fica com 20 pontos, menos um do que o Marítimo, que terminou a partida com oito jogadores.
Ambos os treinadores operaram mudanças nas suas respetivas equipas, com Ivo Vieira a estrear Baba como titular no lugar do castigado Dyego Sousa. Já Luís Norton de Matos alterou três peças no ‘xadrez', fazendo regressar Gian, Amílton e Joãozinho ao ‘onze’.
Foi o União a ter sinal mais no arranque da partida e precisou apenas de 25 segundos para testar a atenção de José Sá, num remate de Toni Silva.
O Marítimo procurou fazer proveito de lances de bola parada mas o melhor que conseguiu foi num cabeceamento inofensivo de Fransérgio aos oito minutos.
A meio da primeira parte, o conjunto da casa ficou em desvantagem numérica depois de Raúl Silva ter visto o segundo cartão amarelo, naquela que foi a sua terceira expulsão esta temporada e a 13.ª do Marítimo na I Liga.
Mesmo perante um adversário mais atacante, foi o Marítimo que esteve perto do golo, com dois remates perigosos de Dirceu e Marega (36 e 37 minutos).
Ao intervalo, Luís Norton de Matos operou uma substituição ao sacrificar Gian, um dos médios defensivos, para colocar Cádiz no ataque.
O avançado venezuelano precisou apenas de cinco minutos em campo para fazer a diferença ao aproveitar uma defesa incompleta de José Sá a um remate de Danilo Dias para encostar.
Com um caudal ofensivo maior, o União podia ter dilatado a vantagem por Shehu e Danilo (55 e 56 minutos), respondendo o Marítimo com os remates de Baba e Marega (61 e 67).
À entrada dos últimos 20 minutos, os ânimos do dérbi exaltaram-se quando Toni Silva ficou estendido no relvado, enquanto Marega quis continuar a jogar, até Soares recuperar a bola e rematar contra o banco do Marítimo, resultando numa confusão entre os jogadores das duas equipas.
A partir daqui, sucederam-se oportunidades claras para os unionistas, com destaque para dois remates ao poste da baliza ‘verde-rubra’, primeiro por Paulinho, aos 81 minutos, e ainda por Breitner, aos 89.
Em cima do apito final, o Marítimo ficou reduzido a oito jogadores no mesmo minuto ao ver expulso Dirceu de forma direta e Rúben Ferreira, que viu dois cartões amarelos no espaço de segundos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.