loading

Assinado protocolo para sensibilizar diálogo com os árbitros

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), a Associação Portuguesa de Árbitros (APAF) e a Associação Nacional de Treinadores (ANTF) assinaram hoje um protocolo de modo a promover um clima de respeito entre os intervenientes nas partidas de futebol.

Assinado protocolo para sensibilizar diálogo com os árbitros
Futebol 365

A campanha com o nome "Em campo jogamos o mesmo jogo", que tem o ex-árbitro Duarte Gomes como embaixador, visa chegar aos balneários das equipas das I e II ligas, com o objetivo de sensibilizar os futebolistas e treinadores, clarificando algumas regras de arbitragem, de modo a criar um clima positivo entre as classes.

Dentro dessa ação, os capitães das equipas terão um papel preponderante, uma vez que para Joaquim Evangelista, presidente SJPF, "são uma peça importante entre árbitro e treinador, pois devem ser os interlocutores" durante o encontro.

O presidente do Sindicato apontou esta medida como uma solução para acabar com "um clima de crispação no futebol português", explicando que "os ‘três grandes’" serão os primeiros a fazer parte da iniciativa.

"Temos consciência que há um clima de crispação no futebol português, há um mau ambiente, gerado sobretudo pelo ataque aos árbitros. Entendemos que deve ser feito alguma coisa para criar um clima de desanuviamento. Queremos ir aos balneários falar com jogadores, treinadores, dirigentes e explicar as regras de arbitragem e criar um clima favorável, onde as pessoas possam falar destes temas (...) os três grandes vão ser os primeiros a ser os objetos desta ação. Vamos começar com o Sporting, mas há uma grande abertura por parte dos clubes para este efeito", assumiu.

Evangelista explicou também que vai ser proposta uma regulamentação de modo a "reforçar medidas sancionatórias no que diz respeito às ofensas aos árbitros, que ponham em causa o seu bom nome e a sua dignidade".

Para Duarte Gomes, que se retirou dos relvados a 22 de janeiro e que será o principal rosto da campanha, esta é uma medida de "prevenção que permite sensibilizar os agentes do jogo".

"Devemos colocar todos os intervenientes do espetáculo a contribuírem para a sua valorização e não para o seu descrédito. Temos verificado alguns excessos que ultrapassam bem o limite do razoável, esta é uma ação de prevenção que permite sensibilizar os agentes do jogo para um comportamento mais responsável", reiterou.

A primeira ação desta campanha decorrerá já no próximo fim de semana, com ações de sensibilização nos estádios com exibições de t-shirts e faixas alusivas à campanha nas respetivas jornadas das duas principais ligas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?