O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, acordou hoje com o seu homólogo da Liga chinesa, Ma Chengquan, um princípio de entendimento para futuras parcerias.
O acordo, segundo a nota publicada no sítio da LPFP, estabelecido durante a deslocação de Pedro Proença a Pequim, para assinar com a uma multinacional chinesa o patrocino da II Liga, permitirá “a abertura aos clubes portugueses, de um mercado de 1,3 mil milhões de consumidores”.
Uma delegação da Liga Chinesa visitará Portugal em breve, a fim de ser assinado um memorando de entendimento.
“O memorando de entendimento marcará o arranque de uma relação que ambos desejam duradoura e sela o início da exploração do mercado asiático, essencial para a internacionalização da Liga Portugal, podendo abrir caminho para a entrada de novas empresas como possíveis investidores no futebol português”, refere a nota.
O acordo estabelecido prevê que a LPFP ajude a liga chinesa com o seu ‘know-how’ em áreas como o ‘marketing’, as competições, ‘fair-play’ financeiro e colaboração no processo de separação do futebol profissional em relação à federação chinesa.
A autonomia já está legislada a nível governamental e a liga chinesa pediu auxílio à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no âmbito do entendimento a celebrar em breve entre os dois organismos, para realizar com eficácia essa transição.
“A capacidade da Liga Portugal em criar e promover talentos é também um ponto que a liga chinesa pretende aproveitar, sendo que do lado português há o interesse de obter, da liga chinesa, o máximo conhecimento da realidade asiática, num espírito de cooperação institucional luso-chinesa, na linha do modelos de sucesso desenvolvidos nos últimos anos pelas liga espanhola e inglesa”, refere o comunicado.
Nesse sentido, adianta a nota, “o intercâmbio para futuras parcerias com a Liga Chinesa constitui mais um passo na internacionalização da Liga Portugal, aspeto chave no programa para o atual mandato e abre a via da exploração do mercado asiático, à imagem do que aconteceu com clubes grandes das melhores ligas europeias”.
Pedro Proença e a diretora executiva de Marketing e Comunicação, Elena Lombardia, reuniram, em Pequim, com o presidente da China Super League (liga chinesa), Ma Chengquan, e com o vice-presidente da Chinese Football Association (federação chinesa), Lin Xiaohua.