O Benfica qualificou-se hoje para as meias-finais da Taça da Liga ao golear o Moreirense por 6-1, em jogo da terceira e última jornada do Grupo B, disputado em Moreira de Cónegos.
Três dos golos do atual detentor do troféu foram marcados pelo brasileiro Talisca (12 minutos, de grande penalidade, 14 e 83). Nico Gaitán bisou com golos aos 20 e 90 minutos e Raul Jiménez também marcou aos 30, enquanto Iuri Medeiros, aos 25, ainda tentou inverter o domínio pleno dos benfiquistas mas sem sucesso.
Com este resultado o Benfica, que chegou pelo oitavo ano consecutivo às meias-finais desta prova, conseguiu um pleno de vitórias nesta fase da competição, enquanto o Moreirense, que terminou na terceira posição do grupo, com quatro pontos, somou uma vitória, um empate e uma derrota, acabando com os mesmos quatro pontos do Nacional e a cinco dos benfiquistas.
O Benfica partiu para este jogo a saber que caso passasse, e só precisava de um empate e no ‘onze’ de Rui Vitória apenas Jardel, Samaris e Renato Sanches ‘sobreviveram' em relação ao último encontro. Já Miguel Leal surpreendeu ainda mais com Iuri Medeiros a ser o único jogador a transitar do último conjunto titular dos Cónegos.
E, na equipa local, nota para a estreia absoluta do júnior Ricardo Almeida e as entradas, na segunda parte, do defesa André Marques que por lesão ainda não tinha jogado esta época, bem como do avançado Cardozo parado há quatro meses. Nas ‘águias' o espanhol Grimaldo, ex-Barcelona B, também se estreou.
O Benfica entrou com confiança e a dominar desde o início perante um Moreirense a tentar mostrar-se mas sem convicção.
Aos 12 minutos Talisca inaugurou o marcador ao converter uma grande penalidade assinalada pelo juiz Sérgio Piscarreta que considerou que Patrick empurrou Gonçalo Guedes, num lance em que ficam muitas dúvidas. Dois minutos depois, aos 14, outra vez Talisca com um remate após passe de Gaitán a fazer o segundo golo.
O Benfica estava confortável no jogo. Já o Moreirense parecia apático e conformado só tendo mesmo despertado quando passou a perder por 3-0 fruto de uma ‘obra-prima' de Gaitán: o argentino - que provou estar recuperadíssimo da lesão que o afastava dos relvados - aproveitou um passe de Talisca para fazer várias simulações, passar Nilson e empurrar para a baliza.
A equipa minhota ainda conseguiu reduzir com Iuri Medeiros, que foi aliás o mais inconformado com desvantagem, a rematar cruzado na esquerda após passe de Fati (25 minutos), mas o mexicano Raul Jimenez fez o 4-1 aos 30 minutos com um remate em arco que ainda foi intercetado pela defesa da casa mas a bola já tinha passado a linha de baliza.
Antes do intervalo Gaitán atirou à trave e na recarga Samaris lançou ao lado, confirmando que os benfiquistas - que vão regressar a Moreira de Cónegos no fim de semana para a 20.ª jornada da Liga - mandariam por completo no encontro.
Gaitán estava mesmo irrequieto e com fome de golo: tentou aos 55 e aos 78 minutos. Gonçalo Guedes atirou ao lado, aos 78, e Raul Jimenez por cima, aos 79, também tentaram o quinto. Para o Moreirense apenas Iuri Medeiros atirou ao lado aos 59.
Mas Talisca acabaria por fazer mais um golo, o terceiro da sua conta pessoal, aos 83 minutos. Outra ‘obra-prima' conseguida com um remate forte de fora da área em arco. Gaitán, a passe de Gonçalo Guedes, estabeleceu o resultado final em 6-1 aos 90 minutos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.