O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, estabeleceu hoje parcerias ao nível de jogadores, torneios e campos de treino com o diretor-geral do Desporto da província chinesa de Shenzhen, Zhang He Yun.
Segundo a nota publicada pela LPFP no seu site oficial, na reunião de Pedro Proença com Zhang He Yun, que contou ainda com a participação do diretor da Associação de Futebol de Shenzhen, Li Shao Hui, foram ainda abordados temas como o desenvolvimento dos jogadores e treinadores daquela província chinesa, com o apoio do governo local.
Shenzhen é uma das maiores cidades chinesas, situada perto de Hong Kong, e é onde se encontra a sede da multinacional Leadman (especializada no fabrico de painéis publicitários de alta resolução), que será um dos patrocinadores da II Liga portuguesa de futebol.
De acordo com a informação publicada pela LPFP, o encontro de Pedro Proença com Zhang He Yun constituiu “mais um passo na exploração das possibilidades comerciais e financeiras do mercado asiático, que a Liga Portugal tem vindo a desenvolver na visita à China”.
A abertura para relações de cooperação, em parceiras como torneios particulares e campos de treino para as equipas portuguesas, foi também um dos temas abordados na reunião entre Pedro Proença e os responsáveis chineses da província de Shenzhen.
Durante o périplo promocional do futebol português na China, Pedro Proença acordou ainda com o seu homólogo da Liga chinesa, Ma Chengquan, um princípio de entendimento para futuras parcerias.
O acordo, a assinar brevemente em Portugal, durante a visita de uma delegação da Liga Chinesa, irá permitir “a abertura aos clubes portugueses, de um mercado de 1,3 mil milhões de consumidores”.
“O memorando de entendimento marcará o arranque de uma relação que ambos desejam duradoura e sela o início da exploração do mercado asiático, essencial para a internacionalização da Liga Portugal, podendo abrir caminho para a entrada de novas empresas como possíveis investidores no futebol português”, refere em comunicado a LPFP.
O acordo estabelecido prevê que a LPFP ajude a liga chinesa com o seu ‘know-how’ em áreas como o ‘marketing’, as competições, ‘fair-play’ financeiro e colaboração no processo de separação do futebol profissional em relação à federação chinesa.