O tenista português João Sousa manteve o 33.º lugar no ranking mundial, após ter chegado à terceira ronda do Open da Austrália, primeiro torneio do Grand Slam da temporada.
O sérvio Novak Djokovic conquistou pela sexta vez o torneio de Melbourne e mantém uma distância confortável no topo da hierarquia sobre o britânico Andy Murray, finalista vencido, e sobre o suíço Roger Federer, semifinalista.
No top-10, a grande mudança foi a subida de dois lugares do espanhol David Ferrer, que é agora sexto posicionado.
João Sousa continua a ser o único português no top-100, com Gastão Elias a cair sete lugares para 142.º e Frederico Silva a descer para 274.º.
Maiores mudanças aconteceram no ranking feminino, com a alemã Angelique Kerber a subir ao segundo lugar — era sexta —, depois de ter derrotado a norte-americana Serena Williams, líder do ranking, na final do Open da Austrália e vencer o seu primeiro torneio do Grand Slam.
A romena Simona Halep caiu para o terceiro lugar, com a espanhola Garbine Muguruza a sair do pódio e a ser agora quinta, atrás da polaca Agnieszka Radwanska.
Michelle Brito continua a ser a única portuguesa no top-500 e reentrou para o grupo das 200 melhores do mundo, ocupando o 196.º lugar.