Sporting e FC Porto estiveram bastante ativos na reabertura do mercado de transferências, que encerrou na segunda-feira, não só pelas várias entradas, mas também pelas saídas de alguns jogadores que tinham ‘carimbo’ de primeira equipa.
No último dia das inscrições, os ‘leões', líderes da I Liga, confirmaram a contratação de Hernán Barcos, proveniente do Tianjin Teda, da China, que, por seu lado, pagou cinco milhões de euros (ME) aos ‘verde e brancos' pelo passe do colombiano Fredy Montero.
No entanto, as movimentações do conjunto de Alvalade incluíram igualmente as chegadas de Coates (ex-Sunderland), Marvin Zeegelaar (ex-Rio Ave), Bruno César (ex-Estoril-Praia) e Rúben Semedo, que estava cedido ao Vitória de Setúbal, e as saídas de Jonathan Silva (Boca Juniors), Marcelo Boeck (Chapecoense), Rosell (Vitória de Guimarães) e Tanaka (Kashiwa Reysol), todos por empréstimo.
Já o FC Porto, depois de vencer a ‘batalha' com o Sporting por Suk (Vitória de Setúbal) e Marega e José Sá (ambos do Marítimo), inscreveu o marroquino Chikhaoui, ex-Sochaux, mas o grande destaque vai para a venda de Imbula, ao Stoke City, por 24ME, no último dia das inscrições.
Seis meses depois de ter sido contratado pelos ‘azuis e brancos', que tinham pago 22ME ao Marselha, o médio francês rumou a Inglaterra e juntou-se a Pablo Osvaldo (Boca Juniors), Cissokho (Aston Villa) e Tello (Fiorentina) na lista de saídas do plantel dos ‘dragões'.
Quanto ao bicampeão nacional Benfica, contratou os jovens Grimaldo (ex-FC Barcelona B), Saponjic (ex-Partizan) e Jovic (ex-Estrela Vermelha), limitando-se, por outro lado, a ceder temporariamente Cristante (Palermo) e Djuricic (Anderlecht), dois jogadores pouco utilizados por Rui Vitória.
Após ter perdido o guarda-redes Kritciuk, para o FC Krasnodar, o Sporting de Braga supriu a vaga com a contratação de Marafona, do Paços de Ferreira, e resgatou o internacional português Josué, que alinhava nos turcos do Bursaspor, por empréstimo do FC Porto.
O Paços de Ferreira, quinto classificado, fez regressar o avançado Cícero, enquanto o Vitória de Guimarães, sexto, foi o ‘rei' do ‘mercado', com nove reforços, entre os quais o peruano Hurtado, que entre 2012 e 2015 tinha representado os pacenses, e João Teixeira e Victor Andrade, ambos emprestados pelo Benfica.
Por seu lado, o Rio Ave anunciou uma das principais movimentações do defeso nacional, ao contratar o internacional português Hélder Postiga, de 33 anos, que atuava na Liga indiana, ao passo que o Belenenses reforçou-se com o médio internacional colombiano Abel Aguilar.
No entanto, outros regressos a Portugal foram confirmados neste mercado de inverno, nomeadamente o experiente avançado camaronês Meyong (Vitória de Setúbal), o angolano Mateus (Arouca) e os portugueses Fábio Espinho (Moreirense) e Rúben Lima (União da Madeira).
No capítulo das saídas, Tomané trocou o Vitória de Guimarães pelos alemães do Duisburgo, Battaglia deixou o Moreirense e rumou ao Arsenal de Sarandí e Luís Leal transferiu-se para os paraguaios do Cerro Porteño, após meia época no Belenenses.