O vice-presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Suketu Patel, disse hoje esperar que as federações africanas “votem em Salman Bin Ebrahim Al Khalifa” nas eleições para a presidência da FIFA, agendadas para sexta-feira.
Em conferência de imprensa, o dirigente da CAF lembrou que o apoio à candidatura do xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa foi já consensualizada em reunião da organização, na qual foram ainda analisadas as reformas no seio da FIFA.
“Pensamos que o xeque Salman é alguém que se interessa pelas nossas preocupações”, afirmou Patel.
A CAF anunciou no início de fevereiro o apoio a Al Khalifa na corrida à presidência da FIFA.
“O comité executivo da CAF vai dar o seu apoio total ao xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa na sua candidatura à presidência da FIFA”, revelou então Suketu Patel, à margem de uma reunião, em Kigali, no Ruanda, indicando que a escolha foi feita por unanimidade.
Pela Confederação Africana de Futebol votam 54 federações, mais uma do que a UEFA. Pela Ásia votam 46, pela CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) 35, Oceânia 11 e América do Sul 10.
O Sudão do Sul anunciou mais tarde o seu apoio ao italo-suíço Gianni Infantino.
Os candidatos à presidência da entidade que tutela o futebol mundial são o antigo vice-secretário-geral da FIFA Jérôme Champagne, o secretário-geral da UEFA Gianni Infantino, o empresário sul-africano Tokyo Sexwale, o príncipe jordano Ali bin al Hussein e o presidente da Confederação Asiática, xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, são os candidatos a suceder a Joseph Blatter.