loading

Crónica: 'Bis' de Marinho tira Académica da zona de despromoção

A Académica venceu hoje o Vitória de Guimarães por 2-0 com um 'bis' de Marinho, em encontro da 25.ª jornada, disputado em Coimbra, e deixou a zona de despromoção da I Liga de futebol.

Crónica: 'Bis' de Marinho tira Académica da zona de despromoção

Marinho foi a figura do jogo, com dois golos apontados na segunda parte, aos 50 e 52 minutos, que repuseram a Académica no cam inho dos triunfos após sete jogos seguidos sem vencer.

O Vitória de Guimarães, que não perdia havia nove jornadas, jogou praticamente todo segundo tempo reduzido a 10 unidades por expulsão de Pedro Henriques, que derrubou Nii Plange na sua área, provocando a grande penalidade que esteve na origem do primeiro tento da partida.

A equipa da ‘cidade-berço’ até entrou melhor no jogo, mais dinâmica e agressiva, mas a Académica equilibrou o desafio e dispôs das melhores oportunidades de golo.

Aos 10 minutos, João Real, de cabeça, obrigou Miguel Silva a desviar a bola por cima da trave com uma palmada, na sequência de um livre batido por Rafa Soares na direita.

Muito objetivos, os ‘estudantes’ procuraram atacar sempre com perigo e, aos 19 minutos, Rui Pedro, no coração da área, atirou ao lado, quando poderia ter feito melhor.

A Académica era a equipa mais perigosa no terreno de jogo e, aos 21 minutos, Aderlan quase marcou num ‘chapéu’ que bateu na trave, aproveitando uma saída em falso de Miguel Silva.

Neste período de maior domínio da ‘briosa’, Rafael Lopes esteve perto de marcar, aos 23 minutos, mas falhou a emenda a um cruzamento da esquerda de Rafa Soares.

O Vitória de Guimarães também esteve perto do golo, aos 28 minutos, num remate cruzado de Ricardo valente na área da Académica, que passou a rasar o poste mais distante de Pedro Trigueira.

A segunda parte começou praticamente com o lance da grande penalidade cometida por Pedro Henrique sobre Nii Plange, que se isolava a caminho da baliza, aos 48 minutos, com o defesa vimaranense a ver o cartão vermelho direto.

Na conversão do castigo máximo, aos 50 minutos, Rui Pedro permitiu a defesa do guarda-redes Miguel Silva, mas na recarga Marinho atirou de cabeça para o fundo da baliza.

Dois minutos depois, numa rápida jogada de contra-ataque, Marinho fugiu pela direita e fez um ‘chapéu’ cruzado sobre Miguel Silva que atingiu o poste. A bola regressou aos seus pés e o capitão fez a recarga para o golo.

A Académica continuou a dominar até final e, aos 72 minutos, Leandro Silva fugiu a Cafú e já só com o guarda-redes vimaranense pela frente atirou a bola ao poste.

Aos 82 minutos, Rabiola teve a possibilidade de dilatar o marcador, de cabeça, mas a bola saiu por cima.

Com este resultado, a Académica sobe à 16.ª posição, com 22 pontos, e deixa a zona de despromoção, enquanto o Vitória de Guimarães mantém a sétima posição com 34 pontos, mas fica mais longe dos lugares de acesso às competições europeias.

Programa da jornada

Sexta-feira, 4 de Março de 2016
Paços Ferreira - Marítimo, 2 - 2

Sábado, 5 de Março de 2016
Sporting - Benfica, 0 - 1

Domingo, 6 de Março de 2016
Boavista - Nacional, 0 - 1
V. Setúbal - Moreirense, 0 - 1
U. Madeira - Belenenses, 0 - 0
Tondela - Arouca, 0 - 1
Académica - V. Guimarães, 2 - 0
Sp. Braga - FC Porto, 3 - 1

Segunda-feira, 7 de Março de 2016
Rio Ave - Estoril, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?