loading

LC: Benfica em busca da 30.ª presença nos quartos de final

Um empate ou até uma derrota pela margem mínima, com golos marcados, em São Petersburgo é o suficiente para o Benfica alcançar pela 30.ª vez na sua história os quartos de final de uma prova europeia de futebol.

LC: Benfica em busca da 30.ª presença nos quartos de final

A cumprir a 55.ª presença nas provas da UEFA, o conjunto da Luz está destacado no ‘ranking’ luso, somando mais presenças (29) entre os oito melhores de uma competição do ‘velho continente’ do que FC Porto e Sporting juntos (17+9).

O Benfica ganhou vantagem nos anos 60 do século passado, com sete presenças nos ‘quartos’, ainda que ‘só’ traduzidas em dois títulos europeus (1960/61 e 61/62), e não mais perdeu o comando, pois senso assíduo nessa fase das competições em todas as décadas – nunca menos de três presenças.

Desde os anos 90, o FC Porto conseguiu equilibrar a balança e tem, desde ai, uma curta vantagem (13-12), que os ‘encarnados’ podem anular, reforçando, por outro lado, o avanço na segunda década do Século XXI, para já cifrada em 4-3.

Além das 29 do Benfica, das 17 do FC Porto e das nove do Sporting, o futebol luso conta com mais 10 presenças nos quartos de final das diversas competições europeias, por intermédio de seis clubes, com destaque para as quatro do Vitória de Setúbal, todas até 1973/74.

O Boavista, que chegou aos ‘quartos’ da Taça UEFA em 1993/94 e 2002/03, é o outro clube português com mais de uma presença, num lote que fica completo com Leixões, Académica, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, sendo que os ‘arsenalistas’ vão disputar os ‘oitavos’ da Liga Europa.

Quanto ao Benfica, e caso ultrapasse quarta-feira o Zenit, que bateu em casa por 1-0, graças a um golo do brasileiro Jonas, nos descontos (90+1 minutos), somará a 18.ª presença nos ‘quartos’ da principal competição europeia, embora apenas a quarta na ‘era Champions’.

Desde 1992/93, os ‘encarnados’ apenas conseguiram marcar presença entre os oito melhores da Liga dos Campeões em 1994/95, com Artur Jorge, 2005/2006, com Ronald Koeman, e 2011/12, com Jorge Jesus.

Na principal prova de clubes, o FC Porto já soma sete na ‘Champions’, para um total de nove na principal prova europeia. Entre os outros clubes lusos, só o Sporting atingiu os ‘quartos’ e apenas uma vez, há mais de 30 anos (1982/83).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?