O treinador do União da Madeira, Luís Norton de Matos, manifestou-se hoje ciente das dificuldades inerentes à visita de sábado ao FC Porto, em jogo relativo à 26.ª jornada da Primeira Liga.
Na antevisão da partida, o treinador dos madeirenses desvalorizou o facto de o FC Porto vir de uma derrota (1-3 em Braga) e ter algumas baixas para o jogo de sábado.
"Quando se joga com equipas com a dimensão do FC Porto, mesmo tendo baixas, não significa que a equipa esteja mais enfraquecida no seu nível competitivo, pois tem um plantel vasto e de qualidade", começou por aferir o técnico.
Cimentando a sua opinião, Norton de Matos realçou que vir de uma derrota em Braga, "só vai, acicatar mais o FC Porto, que é uma equipa habituada a viver sobre pressão".
O treinador do União da madeira realçou que um dos objetivos para este jogo, passa por tirar tranquilidade ao adversário, mas assegurou estar "à espera de um adversário fortíssimo".
"Todas as equipas passam por períodos difíceis e esse não será um fator mais fácil para nós", disse ainda o técnico da formação madeirense, pois o "FC Porto não pode perder pontos para poder chegar ao segundo lugar".
A receita para pontuar neste jogo passa, segundo Luís Norton de Matos, por atuar “com o máximo de empenho, rigor e concentração”. Aliás, o treinador ressalvou que “esse não é um discurso derrotista, mas sim realista”, pois o FC Porto é sempre mais favorito.
Luís Norton de Matos disse ainda que não se "refugia em desculpas fáceis, nem nas arbitragens", pois frisou ser um técnico "humanista em relação a todo o processo humano que está por detrás do futebol, pois os erros são humanos".
No entanto, o técnico não deixou de dizer que erros de arbitragem “foram decisivos” nos golos anulados nos jogos com Moreirense e Belenenses: “com esses eventuais pontos, estaríamos num ‘clima’ diferente”.
O União da Madeira tem até final do campeonato cinco jogos em casa e quatro fora. O técnico assegura que, em todos eles, "a equipa vai lutar para pontuar, pois todos os pontos são fundamentais".
Luís Norton de Matos confirmou que, face à ausência de Raúl Gudiño, que, por força dos regulamentos (está emprestado pelo FC Porto), não poderá jogar, o titular será Ricardo Campos.
Este será o quinto guarda-redes nesta temporada a ser utilizado, o que "é uma situação atípica, mas existe confiança total em todos", assegurou.
O União da Madeira, 15.º classificado, com 25 pontos, desloca-se no sábado, ao Estádio do Dragão, onde, a partir das 20:45, defrontará o FC do Porto, 3.º, com 55 pontos, em jogo relativo à 26.ª jornada, que será arbitrado por Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.