Cerca de 800 crianças, oriundas de três continentes, vão participar, a partir de sábado, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, num torneio internacional de futebol infantil, anunciaram hoje os promotores.
Promovido pelo Grupo Musical e Desportivo 1.º de Julho de Alcoitão, a terceira edição do torneio “Castelo de Vide CUP” (futebol de sete) vai reunir, até ao dia 24 deste mês, 51 equipas provenientes de países africanos, americanos e europeus.
“Este torneio tem gerado interesse por parte dos clubes, o número de equipas tem vindo a aumentar e está cada vez mais internacional”, disse hoje à agência Lusa Fernando Madeira, do Grupo Musical e Desportivo 1.º de Julho de Alcoitão.
Além das equipas estrangeiras, o torneio conta formações nacionais, como o Benfica, Sporting, Boavista, Académica de Coimbra, Portimonense e Estoril Praia.
De acordo com a organização, devido ao elevado número de equipas participantes no torneio, os jogos vão decorrer no Estádio Municipal Manuel Rodrigues, em Castelo de Vide, no Estádio Municipal de Portalegre e no Campo dos Outeiros, em Santo António das Areias, no concelho de Marvão.
Indicando que as unidades hoteleiras da região estão “preenchidas”, Fernando Madeira explicou que a maioria dos jovens que participa no torneio é acompanhada pelos pais e encarregados de educação.
“Durante estes dias, os pais das crianças também vão poder participar em diversas atividades, pois estão programados, entre outros, passeios pedestres, aulas de zumba e provas de vinhos”, acrescentou.
A cerimónia de abertura do torneio inclui um desfile dos cerca de 800 participantes, desde o centro da vila de Castelo de Vide até ao Estádio Municipal Manuel Rodrigues, seguindo-se um festival aéreo e um concerto com Richie Campbell.
Fernando Madeira explicou que a organização escolheu Castelo de Vide, no Alto Alentejo, para realizar o torneio pela “beleza e tranquilidade” que a região oferece e pelo apoio concedido pelo município desde a primeira edição.
Além do apoio da Câmara de Castelo de Vide, o torneio conta com a colaboração dos municípios de Marvão, Portalegre e Alter do Chão e da Associação de Futebol de Portalegre (Conselho de Arbitragem).