O Portimonense e o Santa Clara manifestaram hoje o apoio à candidatura de Fernando Gomes a um novo mandato como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Citado em comunicado pela assessoria de imprensa da candidatura, o presidente do Portimonense declara o seu apoio a Fernando Gomes, manifestando-se convicto de que o “fantástico trabalho” que realizou na liderança da federação “terá uma excelente continuidade” com um novo mandato.
O presidente do Santa Clara, por seu turno, justifica o apoio à recandidatura de Fernando Gomes com o “projeto de credibilidade” que preconiza.
“Apoiamos a recandidatura do Dr. Fernando Gomes (…) porque tem um projeto de credibilidade, que aposta claramente na formação e no ecletismo, nomeadamente no futsal e no futebol feminino, o que é muito importante para a reputação da FPF. Apoiamos também pela sua proximidade com os clubes e pelo facto de ter em consideração as especificidades das Regiões Autónomas, no nosso caso da Região Autónoma dos Açores, porque o futebol português é também composto pelas regiões. Este é um facto que está muito vincado neste mandato do Dr. Fernando Gomes e com o qual nós nos identificamos”, pode ler-se.
De acordo com a assessoria de imprensa da candidatura, a recandidatura de Fernando Gomes conta com o apoio público de 25 dos 29 sócios da FPF (todas as 22 associações distritais e regionais e três associações de classe) e de 27 dos 37 clubes que disputam as competições profissionais (12 dos 18 da Liga NOS e 15 dos 19 da Ledman ProLiga, não contando com as equipas B, num total de 73%).
Fernando Gomes, de 64 anos, preside à FPF desde 2011 e integra o Comité Executivo da UEFA. Antes, foi presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 2010 e 2011, tendo também liderado a Liga de Clubes de Basquetebol e sido dirigente do FC do Porto entre 1994 e 2010.
Antes de assumir a presidência do organismo federativo, Fernando Gomes, liderou a Liga de Clubes de Basquetebol, foi dirigente do FC Porto, entre 1994 e 2010, e presidiu à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 2010 e 2011.
As eleições para a escolha dos corpos gerentes da FPF estão agendadas para o dia 04 de junho.
A posse dos órgãos sociais eleitos a 04 de junho está marcada para três dias depois, numa cerimónia a decorrer na sede federativa, a partir das 18:00.