Os Golden State Warriors tornaram-se na segunda-feira na mais rápida equipa a atingir as 60 vitórias na fase regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), com um triunfo sobre os New Orleans Pelicans, por 125-107.
No dia do 28.º aniversário da sua maior estrela, o base Stephen Curry, os campeões Warriors chegaram ao 60.º em apenas 66 encontros e tornaram-se na primeira equipa a conseguir seis dezenas de triunfos em duas épocas consecutivas, desde os Boston Celtics entre 2007 e 2009.
Com apenas 16 encontros por disputar na fase regular, o conjunto californiano continua no encalce do recorde dos Chicago Bulls, que, em 1995/1996, conseguiram 72 vitórias em 82 jogos.
Stephen Curry voltou a comandar a equipa, com 27 pontos, ajudando os Warriors a manterem-se invictos em casa, com 31 triunfos em outros tantos encontros em Oakland, a que se juntam os derradeiros 18 da última temporada.
Contudo, foi o ‘gigante’ australiano Andrew Bogut a iniciar um parcial de 13-0 no terceiro período, que afastou definitivamente os Warriors dos Pelicans.
O poste fez o terceiro triplo da sua carreira – o último tinha sido há mais de três anos – e, na jogada seguinte, conseguiu um desarme de lançamento.
Já vencedores da Divisão do Pacífico, os Warriors lideram a Conferência Oeste, com mais quatro triunfos do que os San Antonio Spurs, marcas bem distantes da dos Cleveland Cavaliers, líderes do Este, e que sofreram o 19.º desaire em 66 encontros.
Nonos no Oeste, os Utah Jazz mantiveram-se na luta por um lugar nos ‘play-offs’ com um triunfo sobre os Cavaliers, por 94-85, com Rodney Hood (28 pontos) e Shelvin Mack (16 pontos, 10 assistências e sete ressaltos) em destaque.