A Associação de Futebol de Portalegre e o município de Elvas apresentaram hoje uma candidatura para acolher, em 2017, a 23ª. edição do Torneio Lopes da Silva, prova considerada a maior do país envolvendo camadas jovens.
O município de Elvas adianta, em comunicado, que a candidatura a este torneio, que envolve cerca de 500 jovens, das seleções distritais de sub-14, foi apresentada nos Paços do Concelho de Elvas e contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
A prova junta 22 associações distritais e regionais do país, colocando-as em competição durante uma semana, naquela que é a derradeira preparação da primeira seleção nacional, a de sub-15.
A competição, que teve início em 1974, só adotou em 1995 a designação atual (Torneio Lopes da Silva), homenageando, assim, este antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Este torneio teve como palco, até 2011, o Estádio Nacional, tendo a Federação Portuguesa de Futebol decidido a partir dessa data descentralizar a prova.
Em 2012, o torneio decorreu nos Açores, na ilha de São Miguel, seguindo-se os distritos de Bragança (2013) e de Setúbal (2014).
O Algarve acolheu a prova em 2015 e, este ano, entre 26 de junho e 02 de julho, o torneio vai passar pela Madeira.