O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, considerou hoje que o futebolista argentino Lucas Mareque, reforço de Inverno dos campeões nacionais, ''vai necessitar de algum tempo para se adaptar'', mas que conta com ele a curto prazo.
O lateral esquerdo ex-River Plate (Argentina) é, até ao momento, o único reforço, na reabertura do mercado, dos portistas, que cederam a título de empréstimo Ezequias e Diogo Valente, ao Beira-Mar e Marítimo, respectivamente.
O defesa Ezequias e o extremo Diogo Valente ''saíram do plantel, mas continuam a pertencer ao FC Porto'', assegurou Jesualdo Ferreira, justificando que ''esta era a única forma de rentabilizar o potencial dos jogadores''.
''Só jogando é que as avaliações a que os jogadores estão submetidos podem ser correctas'', considerou Jesualdo Ferreira, que conta os dois jogadores no final da época em curso.
O treinador do FC Porto caracterizou o reforço argentino, que se junta aos compatriotas Lucho Gonzales e Lisandro Lopes, como ''um jogador de características ofensivas'' e com ''a experiência de jogar num grande clube''.
''Mareque vai ter que se adaptar, conhecer a equipa e ajustar- se ao futebol europeu, mas é mais um jogador que, pelas suas características, pode ajudar o FC Porto'', conclui o treinador dos ''dragões''.
Embora salvaguardando o facto de o período de Inverno só encerrar no fim do mês e de os grandes negócios poderem surgir de um dia para o outro, Jesualdo Ferreira garantiu que, de momento, não se perfilam mais mexidas no plantel.
O futebolista brasileiro Diego, do Sporting de Braga, tem sido dado como potencial reforço dos portistas, mas o técnico não confirmou os rumores, embora considerando tratar-se de um jogador ''interessante, de qualidade e grande potencial''.
''Este é o plantel do FC Porto que tenho e gosto'', adiantou Jesualdo Ferreira, considerando que ''o futebol é uma actividade em constante movimento e o clube está atento às oportunidades do mercado''.
O treinador dos líderes da Liga portuguesa recordou que também se falou das saídas de Ricardo Quaresma (para o Atlético de Madrid), Ricardo Costa (Marselha), Adriano (Panathinaikos) e Pepe (Chelsea), mas ''nada se concretizou''.
LUSA