A seleção portuguesa de sub-19 empatou hoje 1-1 com a Rússia, em jogo da segunda jornada do grupo F da qualificação ao Campeonato da Europa da categoria, disputado em Barcelos.
Um golo de Nikolai Obolski, em cima dos 90 minutos, anulou a vantagem lusa trazida ainda antes do intervalo, depois de Pedro Delgado ter inaugurado o marcador, aos 41 minutos.
Este empate obriga a que a seleção lusa seja obrigada a vencer na terça-feira, igualmente neste estádio Cidade de Barcelos, a Eslovénia, em jogo da terceira jornada do grupo, já que apenas o primeiro classificado assegura presença no europeu. A Eslovénia, que conta duas vitórias, necessita apenas do empate.
A seleção portuguesa dominou completamente o encontro, empurrando o adversário para o seu meio campo. Com um conjunto de jogadores tecnicistas e através de um futebol apoiado, Portugal conseguiu criar várias situações complicadas ao último reduto dos jovens de leste, mas o estado do relvado, demasiado encharcado, foi outra contrariedade para os portugueses.
Os russos poucas vezes se acercaram da baliza de Pedro Silva, que apenas teve duas intervenções dignas de registo ao longo da primeira parte.
Aos 41 minutos, Pedro Delgado aproveitou um erro do guarda-redes Goshev, que largou uma bola vinda de um cruzamento da direita, para inaugurar o marcador com um remate cruzado.
Após o intervalo, manteve-se o domínio da seleção portuguesa, mas, apesar da intensa pressão, o golo não apareceu e, em cima do minuto 90, a Rússia acabou por conseguir a igualdade, com Nikolai Obolski a concluir da melhor forma um rápido contra-ataque.
Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.
Portugal – Rússia, 1-1.
Ao intervalo: 1–0.
Marcadores:
1-0, Pedro Delgado, 41 minutos.
1-1, Nikolai Obolski, 90.
Equipas:
Portugal: Pedro Silva, Pedro Empis, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro, Pedro Delgado, Gonçalo Rodrigues (Bruno Xadas, 85), Pedro Rodrigues, Diogo Gonçalves (Ricardo Ribeiro, 65), João Carvalho (Buta, 38) e Alexandre Silva.
(Suplentes: Fábio Duarte, Buta, Jorge Fernandes, Pedro Amaral, Bruno Xadas, Bruno Costa e Ricardo Ribeiro).
Treinador: Emílio Peixe.
Rússia: Evgeni Goshev, Kiril Malyarov, Vitali Stezhko, Mutalip Alibercov, Dimitri Skopintsev, Shamsiddin Shanbiev, Daniil Fomin, Danil Poluboyarinov (Nikolai Obolski, 85), Roman Ezhov, Geori Melkadze e Nikolai Kipiani (Maksimilian Pronichev, 72).
(Suplentes: Vitali Shilnikov, Artem Mamin, Andrei Mironov, Nikolai Obolski, Maksimilian Pronichev, Astemir Gordyushenko e Timur Zhamaletdinov).
Treinador: Sergei Kiryakov.
Árbitro: Alexandros Aretopoulos (Grécia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Delgado (30) e Vitali Stezhko (79).
Assistência: Cerca de 3.000 pessoas.