O Governo, pelo ministro da Educação e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, lamentou hoje a morte do ex-futebolista e treinador do Sporting Fernando Mendes.
“O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, lamentam a morte de Fernando Mendes, antigo internacional português, figura incontornável do Sporting Clube de Portugal e do futebol nacional”, lê-se num comunicado.
Na mesma nota enviada pelo gabinete do Ministério da Educação, recorda-se que Fernando Mendes foi “considerado pelos melhores um ‘mestre’, quer na arte de treinar como de jogar futebol.
“A figura de Fernando Mendes, que marcou gerações de atletas, fica inscrita na história do desporto português”, referem os governantes.
O antigo futebolista e treinador do Sporting Fernando Mendes, que capitaneou a equipa que conquistou a Taça das Taças, na época de 1963/64, morreu hoje, aos 78 anos, anunciou hoje fonte oficial dos ‘leões’.
Fernando Mendes ergueu o único troféu europeu do Sporting, naquele que foi o ponto mais alto de uma carreira curta como jogador, mas recheada de êxitos, entre os quais se contam três títulos nacionais três títulos nacionais (57/58, 61/62 e 65/66) e uma Taça de Portugal (62/63).
Como treinador principal, sagrou-se campeão nacional em 1979/80 pelo Sporting e foi treinador adjunto do inglês Keith Burkinshaw em Alvalade durante duas épocas, em 1986/87 e 1987/88, além de ter sido treinador interino em várias ocasiões, a última em 2000/01.