O português Nuno Saraiva conquistou hoje a medalha de bronze na categoria de -73 kg no Grande Prémio de Samsun, na Turquia, o que lhe permitirá subir posições no ‘ranking’ mundial.
É o melhor resultado dos últimos tempos deste judoca, de 22 anos, 46.º do mundo, que está fora da zona de qualificação olímpica e que tinha sido este ano terceiro classificado no Open de Tunis, competição menos cotada do que o Grande Prémio.
Numa categoria muito concorrida e competitiva, Nuno Saraiva realizou seis combates, perdendo apenas no acesso à vitória no seu grupo de apuramento para as meias-finais com o polaco Damian Szwarnowiecki, a grande surpresa e que viria a ser medalha de ouro.
Pelo caminho, Nuno Saraiva conseguiu vencer os três primeiros combates por ‘shidos’ (castigos), entre os quais o holandês Dex Elmont (13.º do mundo), um judoca na zona de qualificação olímpica.
Na repescagem, depois de bater o italiano Esposito, por ‘ippon’, Nuno Saraiva discutiu o bronze com o francês Guillaume Chaine (26.º do mundo) e após estar a perder por waza-ari, pontuou para ‘ippon’ a 1.32 minutos do final, garantindo a medalha.
Hoje na Turquia estiveram também em competição os judocas Ana Chachola (-63 kg) e André Alves (-73 kg), que perderam ao segundo combate, além de Diogo Lima (-81 kg), derrotado logo na primeira ida ao tapete.
No domingo será a vez de entrarem em prova Yahima Ramirez (categoria de -78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), este depois de ter sido recentemente medalha de bronze na Geórgia.