O Atlético protagonizou hoje a grande surpresa da quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao eliminar FC Porto, detentor do troféu e campeão português, enquanto o finalista vencido Vitória de Setúbal foi batido pela Académica.
Em pleno Estádio do Dragão, o avançado brasileiro David entrou para a história como o grande herói da equipa da II divisão, ao apontar, aos 60 minutos, o único golo da partida, perante o guarda- redes Vítor Baía, que cumpriu o primeiro encontro oficial da época.
Os ''dragões'' ainda dispuseram de uma soberana oportunidade, quando, já em período de descontos, beneficiaram de uma grande penalidade, mas Ricardo Quaresma acabou por atirar ao poste.
Também o finalista das duas últimas edições da prova, o Setúbal (perdeu o ano passado com o FC Porto, depois de em 2005 ter ganho ao Benfica), ficou pelo caminho, mas sem surpresa, ao perder em Coimbra por 2-1, num dos dois jogos entre equipas da Liga portuguesa.
No outro, a União de Leiria foi à Mata Real derrotar o Paços de Ferreira por 2-1, repetindo a vitória das meias-finais de 2002/2003 (então, venceu em casa por 1-0).
Além de FC Porto, Vitoria de Setúbal e Paços de Ferreira, caiu também, entre as equipas da Liga principal, o Marítimo: com alguma surpresa, o Penafiel, da Liga de Honra, venceu em casa por 1-0, graças a um tento de Guedes, aos 73 minutos.
No que respeita aos ''grandes, o Benfica e o Sporting cumpriram a sua obrigação, em jogos antecipados.
Os ''encarnados'' golearam sábado o Oliveira do Bairro, da II divisão, por 5-0, com um golo de Katsouranis e dois de Nuno Gomes e Kikin Fonseca, num jogo marcado pelo regresso, três meses depois, do ''maestro'' Rui Costa, que actuou toda a segunda parte.
Ainda em 2006, o Sporting também garantiu a presença na quinta eliminatória da Taça de Portugal, depois de ter ido à Madeira derrotar o União (II divisão) por 3-1.
Embora tenha conseguido o apuramento, o Belenenses sentiu enormes dificuldades para bater o Paredes, da II divisão, necessitando do prolongamento para vencer por 4-2 (2-2 no final dos 90 minutos).
Também o Estrela da Amadora necessitou de tempo extra para levar de vencido em casa o Feirense (Liga de Honra) por 2-1, enquanto o Desportivo das Aves só conseguiu garantir a vitória frente à Oliveirense (III divisão) muito perto do final da partida (1-0).
Apesar do resultado poder dizer o contrário, o Boavista também sentiu muitas dificuldades para bater o Macedo de Cavaleiros, da III divisão, tendo estado empatado a uma bola durante grande parte da partida.
Sporting de Braga e Nacional ultrapassaram os seus adversários da Liga de Honra com relativa facilidade: os ''arsenalistas'' superaram o Portimonense (5-2) e os insulares bateram o Vizela (3-0).
A goleada da ronda foi imposta pelo ''lanterna vermelha'' da Liga, o Beira-Mar, que aplicou ''chapa seis'' ao Santana, da III divisão, no regresso feliz de Roma (três golos), enquanto a Naval bateu a Casa Pia, do mesmo escalão, por 4-0.
O único encontro entre equipas da Liga de Honra foi também o único a ser decidido nas grandes penalidades, com o Santa Clara a ser mais feliz do que o Estoril-Praia, acabando por vencer na Amoreira por 4-3 (1-1 no final dos 120 minutos).
Duas equipas da Liga da Honra foram surpreendidas no terreno de conjuntos madeirenses da II divisão, sendo que o Olivais e Moscavide perdeu com o Pontassolense por 2-1 e o Olhanense com o Camacha por 1-0.
O Sertanense é agora o último resistente da III divisão, depois de bater a Lusitânia dos Açores (II divisão) por 1-0.
Na terça-feira, realiza-se o sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal, que se disputará a 21 de Janeiro.
LUSA