Um golo de Guedes bastou hoje ao Rio Ave para conseguir a vitória em casa do Moreirense, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol, fortalecendo a candidatura dos vila-condenses a um lugar europeu.
O Rio Ave voltou a isolar-se no sexto lugar aproveitando o empate caseiro (1-1) do Vitória de Guimarães frente ao Boavista, bem como a derrota (1-0) do Paços de Ferreira em casa do Estoril-Praia para se ‘recolar' ao Arouca na luta pelos lugares europeus.
O avançado da formação de Vila do Conde Guedes assinou o único golo da partida aos 53 minutos sentenciando mais um desaire caseiro da equipa minhota que não vence no seu estádio desde dezembro de 2015, quando, à 14.ª jornada, venceu o Nacional por 2-0.
Mas, apesar da derrota, o Moreirense permanece no 14.º posto, com 28 pontos, cinco acima da linha de despromoção graças ao facto de o União da Madeira também ter desperdiçado uma vantagem de 2-0 ao empatar (2-2) em casa com o Vitória de Setúbal.
A primeira parte não teve grandes oportunidades, aliás os primeiros 30 minutos foram muito ‘mornos' e sem emoção, sobretudo por culpa da pouca velocidade da formação vila-condense e à organização dos Cónegos.
Miguel Leal teve dificuldades em compor o centro da defesa, recorrendo a Danielson, que foi titular para colmatar a ausência de Marcelo Oliveira que está castigado, mas aos 25 minutos o central brasileiro lesionou-se precipitando a estreia de João Sousa na I Liga.
Aos 39 minutos, Guedes podia ter feito o primeiro golo, naquela que foi a principal oportunidade de golo da primeira metade mas, sozinho, o avançado vila-condense não deu o melhor seguimento a um bom passe de Lionn.
Antes, apenas Iuri Medeiros tinha rondado a baliza contrária mas a jogada do jovem jogador emprestado aos vimaranenses pelo Sporting ‘morreu' com naturalidade nas mãos de Cássio.
O Rio Ave entrou na segunda parte com maior dinâmica ofensiva e chegou mesmo a golo por intermédio de Guedes, aos 53 minutos, após novo cruzamento de Lionn.
Aos 66, Rafael Martins tentou o empate mas com um remate de muito longe que não surpreendeu o guardião visitante e dois minutos depois, aos 68, Pedro Moreira tentou o ‘chapéu' a Stefanovic, isto quando o treinador da casa já tinha feito entrar Boateng para ajudar a equipa no ataque.
Com a entrada do ganês, o brasileiro Rafael Martins que hoje voltou ao ‘onze' após um jogo de castigo, passou para a esquerda, mas Miguel Leal estava claramente insatisfeito e fez mesmo nova troca de esquema tático passando para um 4-4-2 com a entrada de Ernest para o lugar de Fábio Espinho, mudanças que não surtiram grande impacto.
Rafael Martins rematou novamente de longe aos 79 minutos mas a bola saiu ao lado. Kuca tentou fazer o golo da tranquilidade, após passe de Hélder Postiga, aos 80, e no mesmo minuto Boateng respondeu mas também ao lado.
Pedro Martins ainda sacrificou um atacante para reforçar a defesa, ao tirar Héldon para apostar em Nelson Monte, e o jogo terminou com tentativas desesperadas do Moreirense que assim viu ‘devolvida' na mesma moeda e com frieza a derrota que impôs ao Rio Ave na primeira volta em Vila do Conde: 1-0 em novembro à 11.ª jornada.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.