A seleção portuguesa ficou integrada no globo 3 para o sorteio da próxima quinta-feira do torneio olímpico de futebol, segundo revelou hoje a FIFA.
O Brasil, na qualidade de país anfitrião dos Jogos de 2016, tem já a sua posição definida, sendo cabeça de série no grupo A, para os masculinos, e no grupo E, para os femininos, sendo que o princípio geral que rege o sorteio para ambos os torneios é assegurar que nenhum grupo tenha mais do que uma equipa da mesma confederação.
As 16 equipas da competição masculina vão ficar divididas em quatro grupos de quatro (com letras de A a D), seleções que ficaram escalonadas em quatro globos, numa classificação determinada pelas atuações nas cinco últimas edições do torneio olímpico.
A lista ficou ponderada de modo a que seja dado um peso maior aos desempenhos mais recentes e que fossem premiados os campeões dos respetivos torneios pré-olímpicos.
Deste modo, Portugal sabe à partida que não defrontará na fase de grupos qualquer um dos outros três países europeus apurados, Suécia, Dinamarca e Alemanha, bem como as Ilhas Fiji e a África do Sul, igualmente integradas no globo 3.
Constituição dos globos para o sorteio, a realizar na próxima quinta-feira (14 de abril), no Maracanã:
Torneio masculino:
Globo 1: Brasil, Argentina, México e Japão.
Globo 2: Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque.
Grupo 3: Suécia, Ilhas Fiji, Portugal e África do Sul.
Grupo 4: Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha.
Torneio feminino:
Globo 1: Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
Globo 2: França, Austrália e Suécia.
Globo 3: Canadá, China e Nova Zelândia.
Globo 4: Colômbia, África do Sul e Zimbabué.