O lanterna vermelha Tondela venceu hoje o União da Madeira por 1-0, em jogo da 29.ª jornada da Primeira Liga, conseguindo a segunda vitória consecutiva e reacendendo a esperança na manutenção.
O golo solitário do Tondela chegou aos sete minutos por intermédio de Pica, que concluiu com sucesso um canto apontado por Nuno Santos.
A equipa comandada por Petit conseguiu somar sete pontos nas últimas três partidas - empate com o Belenenses 2-2 e vitórias por 1-0 frente a FC Porto e União da Madeira - , reavivando o sonho da permanência, quando faltam cinco jogos para o final do campeonato.
Depois dos primeiros cinco minutos terem sido jogados debaixo de chuva torrencial, o Tondela conseguiu colocar-se em vantagem aos sete, na sequência da marcação de um canto de Nuno Santos, que quase entra direto, batendo ainda nas costas de Pica antes de entrar na baliza de Raul Gudiño.
Em desvantagem, o União da Madeira não se resignou e, por volta dos 18 minutos, Edder Farias apareceu na cara do guarda-redes ‘auriverde' que saiu para fechar o ângulo e acabou por resolver o remate com os pés.
Os madeirenses passaram a comandar a partida, empurrando a equipa da casa para o seu último reduto e, aos 36 minutos, estiveram perto de repor a igualdade, valendo a defesa a soco de Cláudio Ramos, que negou o golo a Edder Farias.
Na jogada seguinte o perigo rondou a baliza de Raul Gudiño, depois de Nathan Junior se ter desmarcado, passado por um adversário e conseguido servir Romário Baldé, que atirou ao lado.
Na segunda parte, depois de mais de 20 minutos muito disputados entre as duas equipas, a oportunidade mais flagrante coube ao Tondela, com Helder Tavares, bem posicionado, a atirar por cima da baliza dos madeirenses.
Aos 72 minutos, a equipa da casa pôs à prova o guarda-redes dos visitantes, que conseguiu sacudir para fora um remate colocado de Wagner.
Nos últimos 15 minutos, o jogo continuou muito renhido, mas o marcador manteve-se inalterável, com os ‘auriverdes' a segurarem os três pontos.
O Tondela, que somou apenas o segundo triunfo em casa, permanece no 18.º e último lugar, mas agora a seis pontos dos lugares a salvo da despromoção.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.