Os Dallas Mavericks asseguraram na segunda-feira a penúltima vaga nos play-offs da NBA ao vencerem os Utah Jazz, por 101-92, enquanto os Cleveland Cavaliers garantiram a primeira posição na Conferência Este.
A jogar no campo de um adversário direto, a equipa de Dallas conseguiu a sua 42.ª vitória em 81 encontros e confirmou o sétimo lugar na Conferência Oeste, ocupando a penúltima vaga na fase final, que lhe vai valer um confronto com os 'vizinhos' San Antonio Spurs (2.º) na primeira ronda.
Liderados pelo veterano alemão Dirk Nowitzki (22 pontos e 11 ressaltos), os 'Mavs' deixaram a discussão do derradeiro lugar nos 'play-offs' para os Utah Jazz e os Houston Rockets, que têm registos iguais (40 triunfos e 41 derrotas).
Os primeiros visitam os Los Angeles Lakers e os texanos recebem os Sacramento Kings, ambos na quarta-feira, para decidir quem será o adversário dos Golden State Warriors, vencedores da Conferência Oeste, sabendo-se antecipadamente que, em caso de igualdade, são os Rockets que seguem frente.
Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers, Portland Trail Blazers e Memphis Grizzlies são as outras equipas do Oeste qualificadas para os 'play-offs'.
O encontro dos Jazz no Staples Center vai coincidir com o fim da carreira de Kobe Bryant, que na terça-feira fez o seu último jogo fora de casa, em mais uma pesada derrota dos Lakers, desta vez em Oklahoma, por 112-79. Cinco vezes campeão em 20 épocas na NBA, Kobe Bryant, de 37 anos, terminou o jogo com 13 pontos e viu toda a segunda parte no banco, com o ombro direito envolvido em ligaduras.
Os Cleveland Cavaliers asseguraram por seu turno a primeira posição na Conferência Este, graças a um triunfo em casa sobre os Atlanta Hawks, por 109-94, com 35 pontos de Kyrie Irving e 34 de LeBron James. Com 57 vitórias em 81 jogos, os 'Cavs' já não podem ser ultrapassados pelos Toronto Raptors (54-26).
Além destes, garantiram presença nos 'play-offs' os Hawks, Miami Heat, Boston Celtics, Charlotte Bobcats, Indiana Pacers e Detroit Pistons.