Os vencedores da edição de 2016 de Roland Garros, em singulares masculinos e femininos, vão ganhar dois milhões de euros, mais 200.000 euros do que no ano passado, anunciou hoje a Federação Francesa de Ténis (FFT).
De acordo com o comunicado da entidade, a dotação total do segundo torneio de ‘Grand Slam’ da temporada vai aumentar 14 por cento para os 32 milhões de euros, mantendo-se superior à do Open da Austrália, que este ano subiu para os 28,4 ME, mas inferior à de Wimbledon (33,6 ME) e do Open dos Estados Unidos (37,3 ME).
“No total, os prémios do torneio conheceram um aumento histórico de 70 por cento neste período de quatro anos [2013 a 2016], sobretudo em relação aos jogadores e jogadoras eliminados na primeira semana, que beneficiaram de uma duplicação dos ganhos”, realçou o novo diretor do torneio, Guy Forget, nomeado no final de fevereiro para substituir Gilbert Ysern.
O aumento mais significativo compreende os jogadores eliminados na segunda e terceira rondas, assim como nos oitavos de final. “A sua dotação cresce cerca de 20 por cento em relação ao ano passado”, explica Forget na nota.