Hugo Viana, internacional português dos espanhóis do Valência CF, estreou-se hoje a marcar na presente edição da Liga espanhola de futebol, inaugurando o marcador no triunfo ''che'', por 3-0, sobre o Levante, em partida antecipada da 19ª ronda.
Com o compatriota Miguel em campo todo o tempo, Viana foi chamado à meia-hora de jogo, substituindo o lesionado Baraja, e correspondeu da melhor forma com um forte remate rasteiro, aos 52 minutos, dando vantagem aos da casa. Morientes e Ayala, respectivamente aos 56 e 79 minutos, estabeleceram o resultado final.
O Valência está provisoriamente no terceiro lugar da competição, a quatro pontos do líder FC Sevilha, embora tanto andaluzes como a restante maioria das equipas do campeonato só entrem em campo domingo.
Em França, a surpresa aconteceu em Toulouse, com os locais a imporem a segunda derrota na Liga francesa ao Olympique Lyon, por 2-0.
O internacional português Tiago actuou todo o encontro, mas o Toulouse esteve melhor, embora os ''lyonnais'' mantenham confortável margem de 14 pontos sobre o Lens para alcançarem um sexto título consecutivo, após esta 20º jornada.
Em Itália, o campeão Inter Milão, após destituição da Juventus, ultrapassou a AS Roma como detentor do maior número de vitórias seguidas na ''Serie A'' (12), ao visitar e bater o Torino, por 3-1, seguindo na liderança, com 10 pontos de vantagem precisamente sobre os ''giallorossi'', que só domingo visitam o Messina, também na 19ª ronda.
Com Figo a jogar até aos 19 minutos da segunda parte, quando deu lugar ao argentino Cambiasso, os ''nerrazzurri'' ficaram em vantagem a partir dos 24 minutos, após tento do brasileiro Adriano, mas Fiore empatou, aos 58 minutos.
No entanto, o sueco Ibrahimovic, aos 60 minutos, e o defesa Marco Materazzi, na cobrança de uma grande penalidade, aos 85, voltaram a garantir os três pontos para o Inter pela 12ª vez seguida, com um registo de 29 golos marcados e oito sofridos.
Ainda em Itália, o Parma, adversário do Sporting de Braga nos 16/avos-de-final da Taça UEFA, segue na 19ª e penúltima posição, após perder em visita ao actual sexto posicionado, Empoli, por 2-0.
LUSA