Dois golos de Mateus proporcionaram hoje ao Gil Vicente uma importante vitória sobre o Santa Clara (2-1), segundo classificado da Liga de Honra e candidato à subida, que não perdia há sete jornadas e caiu à 15ª em Barcelos.
Os barcelenses, que após sete jogos sem derrotas perderam com o líder Leixões em jogo da primeira jornada, para acerto de calendário, entraram bem na partida e dominaram completamente durante os 90 minutos, para retomar o caminho dos bons resultados.
Mateus, o avançado angolano no centro do polémico processo que motivou a despromoção do Gil Vicente, inaugurou o marcador aos 11 minutos, aproveitando uma defesa incompleta de João Botelho, enquanto Betinho (29) e Carlitos (42) não demonstraram a mesma eficácia nas oportunidades de que os minhotos dispuseram antes do intervalo.
Das poucas vezes que o Santa Clara desceu à área contrária na primeira parte, conseguiu criar algum perigo, mas os remates do cabo- verdiano Mateus (16), Livramento (26) e Anselmo (29) não levaram a direcção desejada.
Na segunda parte manteve-se o domínio da equipa de Barcelos, que elevou para 2-0, aos 54 minutos, de novo por Mateus, que iniciou a jogada pelo lado esquerdo e, após ter assistido Carlitos, respondeu de cabeça ao cruzamento do companheiro.
Perante a desvantagem e a inoperância ofensiva da sua equipa o técnico Paulo Sérgio apostou tudo no ataque, fazendo entrar Júlio César e Hugo Henrique, desguarnecendo o seu sector defensivo, situação mal aproveitada pelos perdulários Betinho, Carlitos e Fumo.
O Santa Clara só de bola parada é que conseguiu chegar ao golo, que aconteceu aos 83 minutos, com Paulo Vinicius a saltar melhor que os centrais contrários, após um pontapé de canto apontado por Livramento, antes de o guarda-redes Jorge Baptista negar o empate a Hugo Henrique aos 88.
Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.
Gil Vicente - Santa Clara, 2-1.
Ao intervalo: 1-0 Marcadores:
1-0, Mateus, 11 minutos.
2-0, Mateus, 54.
2-1, Paulo Vinicius, 59.
Gil Vicente: Jorge Baptista, João Pereira, Rovérsio, Diego, João Pedro, Bruno Tiago, Filipe Fernandes, Luís Coentrão (João Vilela, 66), Carlitos (Pedro Ribeiro, 86), Betinho (Fumo, 76) e Mateus.
(Suplentes: Paulo Jorge, Edinho, Fumo, Valnei, Tiago Lopes, Pedro Ribeiro e João Vilela).
Santa Clara: João Botelho, Bruno Novo (Hugo Henrique, 69), Accioly (Prieto, 60), Anselmo, Gomes, Paulo Vinicius, Maurinho, Nuno Sociedade, Livramento, Basílio (Júlio César, 69) e Mateus.
(Suplentes: Fernando, Zeca, Prieto, Júlio César, Hugo Henrique, Kall e Vítor Silva).
Árbitro: Bruno Paixão, de Évora.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Luís Coentrão (03), Accioly (13), Rovérsio (17), Betinho (48), João Pereira (56) e Paulo Vinicius (59).
Assistência: 2.747 espectadores.
LUSA