O treinador do Sporting, Paulo Bento, iniciou hoje em silêncio o curso de treinadores de futebol Elite UEFA Pró, que decorre em Rio Maior, no qual também participam outros ex-futebolistas internacionais.
Na sessão de apresentação do curso - nível 4 - compareceram todos os 30 inscritos, entre os quais Rui Barros, actual treinador- adjunto do FC Porto, que considera a formação é ''mais uma oportunidade para aprender com quem tem para nos ensinar''.
''Não custa nada ter a carteira, depois se vou ser principal ou não ainda é cedo para pensar nisso'', afirmou Rui Barros.
Já o actual seleccionador português de sub-16, Paulo Sousa, está convicto de que o seu futuro passará por um clube: ''não tenho dúvidas nenhumas que isso vai acontecer, não sei se já em Julho, provavelmente será difícil, porque o compromisso com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai envolver em breve outras áreas''.
Apesar de não excluir a possibilidade de enveredar pelo dirigismo desportivo, Paulo Sousa assegura que tal ''não vai acontecer antes de ser treinador'', até porque ''um dirigente deve ter uma forte componente técnico táctica'', para ''planificar o melhor possível a vertente desportiva''.
Brassard, treinador de guarda-redes da selecção portuguesa, assume que um dos seus objectivos de futuro é ''criar uma área específica no treino de guarda-redes''.
Mónica Jorge, treinadora assistente das selecções nacionais femininas, considera que ''não é impossível atingir a primeira liga'' apesar de reconhecer que tal ''pode demorar muito tempo''.
Apesar de ser a única mulher inscrita no curso, Mónica Jorge garante: ''já tenho amizades e estou a dar-me bem, não é a primeira vez que sou a única mulher entre homens''.
Entre os treinadores que iniciaram hoje a formação estão os ex- internacionais portugueses Folha, Secretário, Peixe, Rui Bento e Barroso, assim como os ex-internacionais sérvio Ljubinko Drulovic e esloveno Zlatko Zahovic.
A primeira fase do curso começou hoje e prolonga-se até 30 de Abril, com duas sessões por mês, às segundas-feiras, em Rio Maior, a que se segue a fase de internato, entre 11 e 29 de Junho.
O actual coordenador nacional de formação da FPF, Rui Caçador, é o director pedagógico da acção que, nas disciplinas nucleares, conta com os formadores Jorge Castelo (técnico-táctica e metodologia de treino), João Rasoilo (capacidades motoras), Pedro Almeida (ciências do comportamento), Pedro Magro (medicina desportiva) e Vítor Pereira (leis do jogo).
LUSA