Os Oklahoma City Thunder qualificaram-se na segunda-feira para as meias-finais dos ‘play-off’ da Conferência Oeste da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), graças ao quarto triunfo sobre os Dallas Mavericks, por 118-104.
Com esta vitória decisiva, os Thunder ganharam o direito de discutir uma vaga na final desta conferência com os San Antonio Spurs, que deixaram pelo caminho os Memphis Grizzlies, por 4-0.
No jogo de segunda-feira, disputado no Chesapeake Energy Arena de Oklahoma, Russell Westbrook e Kevin Durant repartiram o protagonismo entre os anfitriões, com os dois a contribuírem com quase 70 pontos para esta vitória decisiva.
Westbrook foi o melhor marcador do confronto, terminando com 36 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, enquanto Durant marcou 33 pontos, mais sete ressaltos.
Pelos Mavericks, o veterano alemão Dirk Nowitzki ainda marcou 24 pontos mas nada pode fazer para evitar a eliminação dos campeões de 2011.
No outro jogo da Conferência Oeste, os Portland Trail Blazers venceram o segundo encontro em casa com os Los Angeles Clippers, por 98-84, e empataram o embate a dois triunfos para cada lado.
Para além da derrota, os Clippers sofreram outro revés neste encontro, a lesão de Chris Paul, que fraturou uma mão no terceiro período, desconhecendo-se ainda a gravidade do problema.
Al-Farouq Aminu foi o ‘maestro’ desta vitória dos donos da casa, registando um recorde pessoal de 30 pontos, mais 10 ressaltos.
No único encontro da Conferência Este de segunda-feira, os Charlotte Hornets também igualaram a eliminatória com os Miami Heat, depois de vencerem o quarto jogo, por 89-85, muito por culpa de Kemba Walker, que ‘anotou’ nas estatísticas 34 pontos.