O suíço Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, vai testemunhar na sexta-feira no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), no âmbito do recurso interposto por Michel Platini contra a suspensão por seis anos de toda a atividade ligada ao futebol.
De acordo com a agência noticiosa AFP, que cita fonte próxima do processo, Blatter, também condenado a seis anos de suspensão na sequência do escândalo de corrupção que abalou a FIFA, vai testemunhar a pedido do organismo regulador do futebol mundial.
Platini, antigo presidente da UEFA, foi inicialmente condenado a oito anos de suspensão pela Comissão de Ética da FIFA, a 21 de dezembro de 2015, mas a pena foi depois reduzida para seis anos pela Comissão de Recurso.
O ex-futebolista internacional francês, que chegou a apresentar a candidatura à presidência da FIFA para as eleições realizadas este ano, foi condenado por abuso de confiança, conflito de interesses e gestão danosa no caso do pagamento de 1,8 milhões de euros feito por Blatter.
Impossibilitado de exercer as funções de presidente do organismo de cúpula do futebol europeu, Platini recorreu a 02 de março para o TAS, que anunciou a intenção de tomar uma decisão definitiva sobre o processo antes do início do Euro2016, marcado para 10 de junho, em França.