Um golo solitário, construído pela ousadia de Saúl Ñíguez, formado nas escolas do Atlético de Madrid, deixou ontem em vantagem os ‘colchoneros’ face ao Bayern de Munique, após a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões de futebol.
Com 21 anos e na segunda época no conjunto dirigido pelo argentino Diego Simeone, Saúl Ñíguez fez o seu terceiro tento na atual edição da ‘Champions’ (um dos quais marcado ao Benfica, na Luz, na fase de grupos) e logo contra o campeão em título, na partida disputada no Estádio Vicente Calderón, em Madrid.
Sem temores, a equipa espanhola recebeu os sempre favoritos alemães, mesmo tendo o treinador Pep Guardiola deixado no banco três dos seus mais poderosos elementos: Gotze, Muller e o francês Ribéry.
O primeiro tempo foi relativamente ‘insosso’, sem grandes ocasiões de golo, à exceção do sucedido no minuto 11, quando Saúl fintou alguns adversários, em velocidade ‘recreativa’, e entrou na grande área com a bola sempre controlada, de onde desferiu um remate em arco, ao qual Neuer não conseguiu responder.
O tento do jogador oriundo da formação ‘colchonera’ deixou Guardiola ‘congelado’ junto ao banco, num claro sinal de desaprovação pela forma passiva como se comportou todo o setor defensivo bávaro.
O austríaco David Alaba, aos 54 minutos, deu um primeiro sinal de reação dos alemães no arranque da segunda parte, com um remate desferido de fora da grande área, fazendo a bola embater na barra.
O guarda-redes Oblak enfrentou, então, por um período de maior assédio dos germânicos, com Lewandowski muito ativo junto da sua área, tendo o polaco estado perto do empate, mas o seu remate saiu a centímetros de um dos postes.
O Atlético de Madrid, no entanto, esteve bem mais perto do 2-0, numa jogada de contra-ataque conduzida pelo francês Griezmann, concluída por Fernando Torres com um remate ao poste.
Até final, o conjunto germânico manteve a toada mais ofensiva, mas sem a eficácia de outros jogos, muito à custa da bem organizada defesa ‘montada’ por Simeone.
Cinco vezes campeões europeus, a última das quais em 2013, os alemães recebem o Atlético de Madrid a 03 de maio, em Munique, um dia antes de Real Madrid e Manchester City medirem forças na capital espanhola, depois do 0-0 registado em Inglaterra na terça-feira.
A final da Liga dos Campeões está marcada para 28 de maio, no Estádio San Siro, em Milão, Itália.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.