Na véspera de um 'clássico' que pode fazer tremer o Sporting, o Benfica reforçou a sua posição na liderança da I Liga portuguesa de futebol, com um triunfo em casa sobre o Vitória de Guimarães, por 1-0.
No arranque da 32.ª e antepenúltima jornada, Jonas (31 golos) e Mitroglou (18) ficaram em 'branco', mas o central brasileiro Jardel marcou aos 47 minutos, de cabeça, e assegurou aos 'encarnados' a sua décima vitória seguida no campeonato, bem como uma vantagem de cinco pontos sobre o Sporting, segundo classificado, que visita no sábado o FC Porto, terceiro.
No Estádio da Luz, em Lisboa, o bicampeão nacional ainda se assustou na parte final, mas a defesa e o guarda-redes Ederson anularam as ameaças de empate dos vimaranenses e o mexicano Raúl Jiménez - autor do golo da vitória sobre o Rio Ave (1-0) na ronda anterior - ainda esteve à beira de fazer do 2-0, com um tiro à barra perto do final.
Com 82 pontos, contra 77 dos 'leões', a equipa de Rui Vitória vai aguardar tranquilamente pelo desfecho do 'clássico' do Dragão, torcendo por uma vitória do FC Porto que lhe pode abrir em definitivo o caminho do terceiro título seguido, antes da deslocação à Madeira para defrontar o Marítimo na próxima ronda - pelo meio tem a meia-final da Taça da Liga, com o Sporting de Braga, na segunda-feira.
Quanto ao Vitória de Guimarães, que viu o treinador Sérgio Conceição expulso do banco antes do intervalo, somou o 12.º jogo seguido sem vencer, acumulando seis derrotas e outros tantos empates, mas segue sem sobressaltos no 11.º lugar.
Na abertura da jornada, o Sporting de Braga também jogou e ganhou, regressando aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, após a derrota em Paços de Ferreira (1-0) ao bater em casa o Vitória de Setúbal, por 3-2, antes da visita à Luz na meia-final da Taça da Liga.
Um 'bis' de Rafa (06 e 60) e um golo Josué, numa grande penalidade por falta inexistente (52), asseguraram o triunfo 'arsenalista', apesar de Vasco Costa (07) e Costinha, de livre direto (80), ainda terem tentado contrariar a vitória do Braga, que terminou o jogo reduzido a nove, após as expulsões de Vukcevic (87) e Ricardo Ferreira (89).
A equipa de Paulo Fonseca manteve o quarto lugar a salvo, com 57 pontos, mais oito do que o Arouca (5.º), que recebe o Nacional no domingo, enquanto o Vitória, com 13 jogos consecutivos sem ganhar (nove derrotas e quatro empates), segue no 15.º posto, com 29 pontos, cinco acima da zona de despromoção.
União da Madeira (16.º) e Académica (17.º) defrontam-se entre si no domingo e podem tentar capitalizar o desaire setubalense, ao passo que o Tondela, último, tentará tirar partido do embate entre aquelas duas equipas, mas tem pela frente, no sábado, um dos candidatos aos lugares europeus, o Rio Ave (6.º).
Também ainda na luta por um lugar na Liga Europa, o Paços de Ferreira (7.º) recebe o Belenenses.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.