loading

Sérvia anuncia recurso para o TAS contra admissão do Kosovo na UEFA

A Federação de Futebol da Sérvia anunciou hoje que vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) contra a admissão do Kosovo como membro da UEFA, alegando que viola os estatutos da organização.

Sérvia anuncia recurso para o TAS contra admissão do Kosovo na UEFA

“Os estatutos da UEFA e o Direito foram postos em causa com esta decisão, o desporto foi colocado ao serviço da política”, afirmou o ministro da Juventude e Desportos, Vanja Udovicic, em conferência de imprensa.

A admissão do Kosovo como membro da UEFA foi hoje aprovada no congresso anual da organização a decorrer em Budapeste, com os votos a favor de 28 países, contra de 24 e duas abstenções.

À margem do conclave a decorrer na capital da Hungria, o presidente da Federação de Futebol da Sérvia, Tomislav Karadzic, considerou que, ao admitir o Kosovo como membro, a organização máxima do futebol europeu cedeu a pressões políticas.

“Este passo provoca muitas incertezas, nomeadamente como reagirão os países que não reconheceram o estado autoproclamado, como organizar as partidas, segundo que protocolo, com que insígnias”, assinalou Karadzic.

“A política deu um golpe no futebol que pode deixar consequências duradouras e imprevisíveis no jogo e mesmo na organização”, acrescentou.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, proclamada unilateralmente em 2008 pela maioria albanesa da antiga província sérvia.

A independência do Kosovo é atualmente reconhecida por mais de 100 países, entre os quais não se incluem a Rússia, Espanha, Roménia, Eslováquia, Grécia e Chipre.

Com o ingresso na UEFA, o Kosovo espera agora tornar-se também membro da FIFA.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?