Joana Ramos (-52 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) foram hoje afastados logo ao primeiro combate no Grand Slam de judo em Baku, numa fase da época em que procuram melhorar o ‘ranking’ para os Jogos Olímpicos Rio2016.
Os dois judocas estão virtualmente qualificados para a competição, mas hoje, no primeiro dia do Grand Slam, no qual Portugal participa com dez judocas, os ‘olímpicos’ estiveram aquém das suas possibilidades.
Joana Ramos, 13.ª na qualificação dos -52 kg para o Rio de Janeiro, perdeu com a judoca mongol Bundmaa Munkhbaatar, também apurada, mas Oleinic (20.º) voltou a perder com o italiano Fabio Basile, que já o tinha derrotado nos Europeus.
Fabio Basile, que ganhou com uma pontuação de yuko, das mais baixas no judo, não está nos lugares de apuramento olímpico, mas ocupa o primeiro lugar entre os não qualificados da sua categoria, os -66 kg.
Também hoje, no dia dedicado às categorias menos pesadas, também Nuno Carvalho, nos -60 kg, perdeu na estreia, frente ao turco Ozlu Bekir, um judoca já na zona de apuramento olímpico e que venceu por ‘ippon’.
No sábado, Portugal terá em ação Ana Cachola (-63 kg), André Alves e Nuno Saraiva (-73 kg), Carlos Luz e Diogo Lima (-81 kg), e no domingo Yahima Ramirez (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).
Com o apuramento olímpico a terminar no final de maio, Portugal conta, de momento, com seis qualificados: Joana Ramos, Telma Monteiro, Sergiu Oleinic, Célio Dias, Jorge Fonseca, face às respetivas posições no ‘ranking’, e Nuno Saraiva, pela quota continental.