A Académica empatou hoje a zero na receção ao Sporting de Braga, em jogo da penúltima jornada do campeonato, e despediu-se da I Liga de futebol, ao fim de 14 épocas consecutivas de permanência.
Num bom jogo de futebol, apesar da chuva que caiu durante toda partida, com muitas oportunidades golo para ambas as equipas, a Académica precisava de vencer para acalentar a esperança de se manter no escalão maior do futebol português.
Lutou até ao apito final, com o guarda-redes Pedro Trigueira a ser uma barreira intransponível para os ‘arsenalistas’, mas, lá na frente, não houve quem conseguisse introduzir a bola na baliza de Marfona.
Gonçalo Paciência, um dos mais inconformados, bem tentou a sorte e numa das melhores ocasiões ainda levou o guarda-redes dos minhotos a desviar a bola para a trave com uma palmada.
A ‘briosa’ poderia ter aberto o ativo logo aos dois minutos, mas Nii Plnage falhou escandalosamente com a baliza aberta e o guarda-redes Marafona já batido, na sequência de um cruzamento da direita de Aderlan.
Os ‘arsenalistas’ responderam aos 12 minutos, por Josué, com um forte remate de fora de área, defendido por Pedro Trigueira.
Cinco minutos depois, Wilson Eduardo surgiu isolado na área, mas o guarda-redes academista evitou o golo com uma palmada.
O Sporting de Braga dominava nesta fase da partida, mas a Académica respondia sempre com perigo, como aos 18 minutos, quando Gonçalo Paciência por centímetros não cabeceou a bola na pequena área bracarense.
Aos 22 minutos, um remate cruzado de Pedro Nuno também quase dava golo e, no mesmo minuto, Gonçalo Paciência roubou a bola no setor mais recuado dos minhotos, correu para a baliza e rematou à figura de Marafona.
A precisar de vencer para ainda ‘sonhar' com a permanência, a Académica entrou determinada na segunda parte e Gonçalo Paciência teve nos pés o golo aos 48 e 55 minutos, depois de Josué ter iniciado as ‘hostilidades’ aos 47, com um remate que saiu ligeiramente ao lado.
Aos 77 minutos, o Braga atirou à trave de Trigueira, num cabeceamento de Hassan, um minuto depois do guarda-redes academista ter feito uma grande intervenção a remate de Josué, num livre direto.
Os ‘estudantes’ responderam por Gonçalo Paciência, aos 83 minutos, num remate que leva a bola à trave, depois da intervenção de Marafona.
Na resposta, os bracarenses quase marcavam, aos 85 e 86 minutos, mas Pedro Trigueira evitou o golo pelas duas vezes a Hassan.
No último lance da partida, o guarda-redes academista subiu à área contrária, mas o jogo terminou como começou: a zero, perante o desespero dos jogadores da Académica e dos quase cinco adeptos que marcaram presença no estádio.
Com este resultado, a ‘Briosa’ soma 25 pontos e ocupa o último lugar da I Liga, só podendo ambicionar ao 17.º e penúltimo posto, quando falta disputar um jogo, enquanto o Sporting de Braga consolidou a quarta posição, que dá acesso direto à fase de grupos da Liga Europa.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.