loading

Crónica: Sporting reassume liderança provisória ao golear V. Setúbal

O Sporting reassumiu, à condição, a liderança da I Liga de futebol, com 83 pontos, ao receber e golear o Vitória de Setúbal por 5-0, em encontro da 33.ª jornada, na despedida do Estádio de Alvalade.

Crónica: Sporting reassume liderança provisória ao golear V. Setúbal

O resultado, que coloca pressão sobre os ‘encarnados', de visita ao Marítimo (domingo), eleva para oito os triunfos consecutivos dos ‘leões', cujo último desaire foi precisamente diante dos bicampeões nacionais, a 05 de março, em casa, por 1-0.

Já os sadinos, que continuam com 29 pontos, somam 14 jornadas sem ganhar (10 derrotas, cinco delas seguidas) e ainda não garantiram a manutenção na I Liga.

Desde cedo se percebeu que dificilmente os sadinos tinham argumentos para ombrearem com o Sporting. O ‘3-4-3’ de Quim Machado carecia não só de velocidade, como de eficácia defensiva - havia demasiado espaço entre os três centrais e os quatro homens do meio-campo - e de falta de entrosamento entre os jogadores, muitas vezes surpreendidos por passes de rotura na zona central.

Aliás, os golos do Sporting no primeiro tempo são espelho disso mesmo. Com início sempre na zona central.

Primeiro, William Carvalho desmarcou Slimani, que passou a bola para Bryan Ruiz e este isolou Gelson Martins - titular esta noite dado que João Mário ficou de fora devido a problemas físicos -, que picou a bola por cima do guarda-redes Ricardo, para inaugurar o marcador, aos 25 minutos.

Depois, aos 37 minutos, novamente com William Carvalho, que tinha recuperado a bola após falha de Paulo Tavares, chegou às imediações da área e assistiu Téo Gutierrez, que rematou junto ao poste esquerdo da baliza de Ricardo.

Um resultado que dava justiça ao marcador, ao intervalo, até porque, antes do tento inaugural. os ‘leões' tinham disposto de quatro oportunidades de golo, mas Slimani, por duas vezes, Bruno César e Coates não tiveram a frieza necessária para bater Ricardo.

Os comandados de Jorge Jesus, muito disciplinados taticamente, não desarmaram no segundo tempo, mostrando que o 6-0 da primeira volta, no Bonfim, não tinha sido por acaso e fizeram o terceiro tento, aos 55 minutos.

Adrien, jogador que viu o 12.º cartão amarelo da temporada e que falhará a deslocação a Braga na próxima jornada, ‘furou' na zona central, tirou um adversário da frente e assistiu Gelson Martins, que, com um remate em jeito fez o ‘bis'.

Foi necessário esperar 58 minutos para que Quim Machado corrigisse os erros do meio campo. Retirou Dani e Paulo Tavares, fazendo entrar André Horta, que na próxima temporada irá representar o Benfica, e Miguel Lourenço.

Já a pensar na última jornada, com os bracarenses, Jorge Jesus retirou Slimani, há muito ‘tapado’ com amarelos, e fez entrar Marvin Zeegelar, fazendo avançar no terreno Bruno César, que era o lateral esquerdo até então.

O brasileiro acabou por estar na origem do quarto golo, aos 71 minutos. De livre, após falta de Vasco Costa - jogador que viu o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão - sobre Zeegelar, serviu Bryan Ruiz que, sem oposição, rematou com o pé esquerdo para o fundo da baliza sadina.

O internacional costarriquenho viria a selar o resultado (5-0), de livre direto, já nos descontos, aos 90+2 minutos.

Programa da jornada

Sexta-feira, 6 de Maio de 2016
Paços Ferreira - Tondela, 1 - 4

Sábado, 7 de Maio de 2016
Rio Ave - FC Porto, 1 - 3
Académica - Sp. Braga, 0 - 0
Sporting - V. Setúbal, 5 - 0

Domingo, 8 de Maio de 2016
Boavista - U. Madeira, 1 - 0
Nacional - Belenenses, 2 - 2
V. Guimarães - Moreirense, 4 - 1
Marítimo - Benfica, 0 - 2

Segunda-feira, 9 de Maio de 2016
Estoril - Arouca, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?