O Sporting goleou hoje o Vitória de Setúbal (5-0) e adiou a decisão do título para a última jornada, enquanto o Arouca assegurou a Europa e a Académica tornou-se a primeira equipa despromovida na I Liga de futebol.
Na 33.ª e penúltima jornada, no último encontro da temporada dos ‘leões’ em Alvalade, Gelson Martins ‘bisou’, aos 25 e 55 minutos, assim como o costa-riquenho Bryan Ruiz, que teve remates certeiros aos 71 e 90+2. Pelo menos, o colombiano Teo Gutiérrez fez o 10.º tento na prova, aos 37.
Contudo, a noite acabou por não ser completamente perfeita para a formação de Jorge Jesus, já que o ‘capitão’ Adrien viu o 12.º cartão amarelo no campeonato e vai falhar o jogo da última ronda, no terreno do Sporting de Braga.
O oitavo triunfo consecutivo deixou o Sporting provisoriamente na liderança da I Liga, com mais um ponto que o bicampeão Benfica, que defronta no domingo o Marítimo, no Estádio dos Barreiros.
Por seu lado, o Vitória de Setúbal, que no início da I Liga andou pelos lugares europeus, passou a somar 14 jogos seguidos em vencer e segue no 15.º posto, ainda sem a manutenção assegurada.
Mesmo sem jogar (atua na segunda-feira no reduto do Estoril-Praia), o Arouca garantiu pela primeira vez na sua história um lugar nas competições europeias, face ao desaire do Rio Ave (1-3 com o FC Porto), um dia depois da derrota do Paços de Ferreira como o Tondela (4-1).
A formação comandada por Lito Vidigal assegurou que acabará o campeonato pelo menos no sexto lugar, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.
Em Vila do Conde, um ‘golaço’ de Hélder Postiga deu vantagem ao Rio Ave, logo aos cinco minutos, mas o FC Porto deu a volta ao resultado, com tentos de Layún, aos 20, de penálti, Sérgio Oliveira, aos 57, e Silvestre Varela, aos 87.
Com este resultado, os portistas, que vão acabar o campeonato no terceiro lugar, passaram a contar 70 pontos, enquanto o Rio Ave manteve-se, para já, no sétimo posto, com 47, ficando mais longe da Liga Europa.
Em Coimbra, a Académica empatou a zero com o Sporting de Braga e não conseguiu fugir à despromoção à II Liga, depois de 14 época consecutivas no principal escalão.
Os ‘estudantes’, que somam 64 presenças na divisão principal, estavam consecutivamente na I Liga desde 2002/2003, sendo que, nestas 14 épocas, apenas contabilizaram dois lugares no ‘top 10’.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.