O Sporting garantiu hoje a presença na sexta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, depois de bater o Rio Ave, por 2-1, num jogo que decidiu na primeira parte, limitando-se depois a controlar o correr do relógio.
Com a memória ainda da má exibição frente ao Belenenses, na última jornada da Liga, o Sporting viu o Rio Ave equilibrar o encontro nos primeiros minutos, mas um golo na própria baliza de Ricardo Jorge (20) e um tento de Liedson (29) acabaram por sentenciar cedo uma partida, que prometeu bastante nos instantes iniciais.
A menos de um quarto de hora do fim, Keita, na primeira vez que tocou na bola, deu animação a um jogo excessivamente morno, com um espectacular remate de fora da área, mas foi o melhor que o Rio Ave conseguiu, não chegando realmente a assustar o Sporting.
O conjunto da casa entrou em campo com o habitual ''4-4-2'', com os regressos de Nani, que não foi convocado para o encontro com o Belenenses, e Romagnoli, titular apesar das notícias que o dão como reforço do San Lorenzo (Argentina), enquanto Miguel Veloso substituiu Tonel, que se lesionou quinta-feira.
A má exibição do Restelo pesou nos primeiros minutos, contudo, o Sporting começou aos poucos a impor o favoritismo frente à equipa da Liga de Honra e só Mora, com duas excelentes defesas a remates de Tello e Custódio, evitou que a equipa da casa inaugurasse o marcador.
O golo ''leonino'' acabou por surgir aos 20 minutos, num lance de muito azar de Ricardo Jorge. O jovem lateral na tentativa de evitar o golo a Alecsandro, após excelente combinação com Liedson, colocou a bola na própria baliza e acabou por sair lesionado do lance.
Depois do golo, o Rio Ave não voltou a ser capaz de se aproximar com perigo da baliza de Tiago, que manteve a titularidade, e o Sporting chegou com naturalidade ao segundo por Liedson, aos 29 minutos, após excelente assistência de Alecsandro.
O Sporting entrou para a segunda parte com o claro intuito de controlar o andamento do relógio, perante um Rio Ave, que não mostrava ter argumentos para inverter o desenrolar da partida.
Até que Keita, entrado há alguns segundos para o lugar da jovem promessa Fábio Coentrão, decidiu quebrar a monotonia e a 30 metros da baliza desferiu um potente remate ao ângulo da baliza de Tiago.
O golo do avançado vilacondense teve o condão de animar a partida, com o Rio Ave a acreditar que seria possível dar a volta ao resultado, enquanto a equipa ''leonina'' mostrou alguma intranquilidade, que acabou por desaparecer, tendo o Sporting mantido a vantagem.
A pior assistência da época (14.604 espectadores) assistiu à estreia do novo relvado do Estádio José Alvalade, que, apesar de alguns tufos que se levantaram, se mostrou bastante consistente.
Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting - Rio Ave, 2-1.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Ricardo Jorge, 20 minutos (própria baliza).
2-0, Liedson, 29.
2-1, Keita, 76.
Equipas:
- Sporting: Tiago, Caneira (Abel, 75), Anderson Polga, Miguel Veloso, Rodrigo Tello, Custódio, João Moutinho, Nani, Romagnoli (Pereirinha, 59), Alecsandro (Yannick, 68) e Liedson.
(Suplentes: Ricardo, Tonel, Abel, Farnerud, Pereirinha, Yannick e Carlos Bueno).
- Rio Ave: Mora, Ricardo Jorge (António, 23), André Vilas Boas (André Serrão, 71), Bruno Mendes, Milhazes, Niquinha, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi e Fábio Coentrão (Keita, 75).
(Suplentes: César, André Serrão, Gama, Keita, Samson, António e Costé).
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Niquinha (48+), Caneira (54), Evandro (81), Custódio (86) e Milhazes (88).
Assistência: 14.604 espectadores.
LUSA