O ministro dos Desportos da Indonésia, Imam Nahrawi, anunciou hoje que o Governo chegou a acordo com a federação de futebol (PSSI, na sigla em indonésio) para resolver o diferendo que motivou a suspensão aplicada pela FIFA.
Em maio de 2015, a FIFA suspendeu o futebol indonésio de todas as competições internacionais por ingerências do Governo na PSSI, um conflito que poderá estar agora desbloqueado.
“Na última noite, depois de ter assinado um documento que levantou as sanções, enviei uma carta à FIFA para o organismo tomar conhecimento do acordo”, revelou Imam Nahrawi.
Este acordo surge na véspera do início Congresso da FIFA, que começa na quinta-feira, na Cidade do México, no qual poderá ser levantada a suspensão ao futebol indonésio.
Em abril, as autoridades indonésias tinham-se reunido com o novo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e agora chegaram a acordo com a federação, que se comprometeu a aplicar as reformas exigidas pelo Governo.
Entre os principais motivos do diferendo entre Governo e federação estavam os salários em atraso e a falta de um plano de assistência médica aos jogadores, falhas que levaram as autoridades governamentais a intervir.
“O Governo acredita que a PSSI irá coordenar com as autoridades, clubes e FIFA a implementação de uma reforma total no futebol indonésio”, acrescentou o ministro.
Na terça-feira, Imam Nahrawi tinha revelado que estava em conversações que visavam contratar o português José Mourinho para treinar a seleção de futebol daquele país asiático.
Imam Nahrawi revelou ter já falado com o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, e o líder do comité olímpico do país, Erick Thohir, embora admita que “não é um assunto fácil”.