O português Miguel Poiares Maduro, que hoje assumiu a presidência do Comité de Governação da FIFA, garantiu que quer trabalhar para reforçar a credibilidade do organismo que tutela o futebol mundial.
“É com sentido de responsabilidade e entusiasmo que assumirei as funções de presidente do Comité de Governação da FIFA. Irei procurar, em conjunto com os meus colegas do Comité, trabalhar para reforçar a credibilidade e transparência da FIFA na sequência do processo de reforma iniciado e cujo novo Presidente já demonstrou grande vontade e empenho em prosseguir e implementar”, referiu.
Para Poiares Maduro, “a FIFA está num momento de profunda transformação para a qual, dentro das suas funções não executivas, o Comité de Governação irá contribuir”.
O Comité de Governação da FIFA é uma estrutura independente com especialistas formados em direito, marketing e governação, que elabora propostas para melhorar a transparência da FIFA.
Além de Poiares Maduro, no 66.º Congresso da FIFA, que se realizou na Cidade do México também o antigo futebolista Luís Figo foram nomeado para um cargo na FIFA.
Figo, que chegou a ser candidato à presidência do organismo, vai assumir a vice-presidência do Comité de Desenvolvimento.