O ministério do Desporto indonésio saudou no sábado a decisão da FIFA em levantar a suspensão daquele país asiático, por ingerência do Governo na federação.
No 66.º Congresso da FIFA, na Cidade do México, o organismo mundial levantou a suspensão depois de uma carta do Governo a garantir a eliminação do decreto que permitia envolvimento no processo de decisão da federação indonésia.
“Esperamos que o levantamento da suspensão permita impulsionar o futebol indonésio, especialmente no que diz respeito à reformulação da sua gestão, bem como fomentar a transparência e melhorar o relacionamento entre todas as partes envolvidas”, referiu o ministério do Desporto, em comunicado.
Na mesma nota, é destacado o “bom relacionamento” entre o futebol indonésio e a FIFA desde que Gianni Infantino assumiu a presidência do organismo.
O presidente da Confederação Asiática de Futebol, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, também aplaudiu esta decisão da FIFA.
“Saudamos o regresso [da Indonésia] à família do futebol”, referiu o dirigente, que quer agora reunir-se com os responsáveis indonésios para discutir sinergias em organizações de provas.