loading

Síntese: Rio Ave garante Europa, U.Madeira 'desce' e Tondela fica na I Liga

O Rio Ave qualificou-se hoje para a Liga Europa de futebol ao vencer o União na Madeira, atirando os madeirenses para a Segunda Liga, enquanto o Tondela conseguiu a proeza de se manter na Primeira Liga após recuperação sensacional.

Síntese: Rio Ave garante Europa, U.Madeira 'desce' e Tondela fica na I Liga
Futebol 365

A 34ª e última jornada da I Liga foi emocionante, como se esperava, em função da incerteza sobre quem acompanhava o Arouca no apuramento para a Liga Europa e a Académica na descida ao escalão secundário.

Em relação à vaga que restava na Liga Europa, o Rio Ave acabou por vencer a corrida, visto que foi o único dos três candidatos que conseguiu vencer fora, o União, por 2-1, enquanto o Paços de Ferreira não foi além de um nulo no Bonfim, perante um Vitória de Setúbal cuja manutenção dependia do resultado de hoje, e o Estoril saiu derrotado no Restelo por 2-1.

O veterano internacional português, contratado na reabertura de mercado de janeiro, Hélder Postiga, acabou por ser determinante para a vitória de recoloca o Rio Ave na Europa, quando aos 67 minutos marcou o segundo golo que consumava a reviravolta no marcador.

O União chegou ao intervalo a vencer graças a um golo de Amilton aos 36 minutos, mas o Rio Ave deu a volta na segunda parte, com Bressan a igualar aos 58 e Hélder Postiga a ‘selar’ a vitória aos 67, que significou a descida da equipa insular orientada por Norton de Matos.

Ao Paços de Ferreira bastava vencer para assegurar o sexto lugar que dá acesso à Liga Europa, mas a despeito do ‘pressing’ final que exerceu não conseguiu desfazer o nulo que a defesa sadina segurou com estoicismo e espírito de sacrifício no último quarto de hora.

Pior fez o Estoril, que só podia chegar ao sexto lugar se fizesse melhor resultado do que o Rio Ave e o Paços de Ferreira, mas teve uma abordagem ao jogo ‘fatal’ ao permitir que o Belenenses chegasse por duas vezes ao golo cedo, vantagem que nunca conseguiu reverter mesmo depois do ‘brinde’ do guarda-redes azul Ricardo Ribeiro, a oferecer o primeiro golo, e de o Belenenses terminar a partida reduzido a nove unidades.

A luta pela descida foi acesa, com o ‘suspense’ a manter-se até ao fim, com o Tondela, praticamente ‘condenado’ há várias semanas, a vencer na receção à Académica por 2-0 – um golo de Pica, aos 12 minutos, e outro de Luís Alberto, aos 53 – e a aproveitar a derrota do União para garantir a permanência após uma notável recuperação, para a qual o treinador Petit teve um papel decisivo.

Depois de uma temporada desastrosa, o FC Porto fechou a sua participação no campeonato com uma goleada no dérbi portuense, por 4-0, sobre o Boavista, com golos de Danilo Pereira, aos 11 minutos, de Layún, aos 56, de Brahimi, aos 85, e de André Silva, aos 88.

Uma goleada que tem o condão de inspirar confiança a uma equipa que tão arredado dela andou ao longo da época a poucos dias da final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, na sexta-feira, no Jamor, naquele que é o único título que os portistas podem conquistar esta época.

Finalmente, o Arouca, que já tinha garantido o quinto lugar e o acesso à Liga Europa, a culminar um trabalho brilhante do treinador Lito Vidigal, empatou a dois golos na receção ao Vitória de Guimarães, depois de ter estado a perder por 2-0, num assomo final de orgulho e dignidade competitiva que permitiu igualar com golos de Walter Gonzalez, aos 83, e Adilson, em cima do nonagésimo minuto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?