O ‘capitão’ Luisão, único sobrevivente das equipas campeãs nacionais em 2004/05 e 2009/10, conquistou o seu quinto título de campeão nacional de futebol ao serviço do Benfica, que representou pela 13.ª temporada consecutiva.
Na Luz desde 2003/04, o central brasileiro venceu a prova na sua segunda temporada, sob o comando do italiano Giovanni Trapattoni, chegou ao ‘bis’ cinco anos depois, na primeira época de Jorge Jesus, e, com os triunfos dos três últimos anos, já soma uma mão cheia de troféus.
Os dois primeiros títulos ficaram, aliás, muito ligados a Luisão, que marcou um golo decisivo frente ao Sporting em 2004/05, batendo Ricardo de cabeça com o jogo a acabar (1-0, na Luz), e outro face ao Sporting de Braga em 2009/10, igualmente num triunfo caseiro por 1-0.
O ‘4’ dos ‘encarnados’, que sofreu uma lesão grave em novembro e não mais jogou no campeonato, passa a somar cinco títulos, juntando-se, no ‘ranking’ das ‘águias’, a Valadas (1935/43), José Águas (1954/63), Calado (63/71), Artur Correia (71/77), Vítor Baptista (71/77) e José Luís (76/87).
Com o quinto título, Luisão ainda não está sequer a meio da façanha do ‘rei’ Eusébio da Silva Ferreira, que, entre 1960/61 e 74/75, ajudou os ‘encarnados’ a conquistar 11 títulos, sendo o jogador da história com mais campeonatos.
O central ‘canarinho’ foi o único a festejar em 2005 e 2010, mas, em relação ao ‘tri’, esteve acompanhado por mais sete jogadores (Gaitán, Fejsa, André Almeida, Salvio, Jardel, Ola John, emprestado logo em agosto, e Sílvio).
Por seu lado, Júlio César, Eliseu, Samaris, Pizzi, Jonas, Talisca, Lisandro López, Gonçalo Guedes, Lindelöf e Paulo Lopes, mais os emprestados Cristante e Djuricic, festejam o segundo cetro, o sueco, o veterano guarda-redes luso e o sérvio depois de não terem jogado em 2014/15.
Quanto a Mitroglou, Renato Sanches, Nelson Semedo, Raúl Jiménez, Ederson, Carcela, Victor Andrade, Grimaldo, Clésio, Nuno Santos e Luka Jovic, trata-se do primeiro título, no ano de estreia na equipa principal das ‘águias’.
Os títulos de campeões nacionais pelo Benfica dos 31 jogadores utilizados por Rui Vitória:
5.º: Luisão.
3.º: Gaitán, Fejsa, André Almeida, Salvio, Jardel, Ola John (a) e Sílvio.
2.º: Julio César, Eliseu, Samaris, Pizzi, Jonas, Talisca, Lisandro López, Cristante (b), Gonçalo Guedes, Lindelöf, Djuricic (b) e Paulo Lopes.
1.º: Mitroglou, Renato Sanches, Nelson Semedo, Raúl Jiménez, Ederson, Carcela, Victor Andrade (b), Grimaldo (c), Clésio, Nuno Santos e Luka Jovic.
(a) - Saiu em agosto.
(b) - Saiu em janeiro.
(c) - Chegou em janeiro.