loading

UEFA: Montenegro admitido na organização, Gibraltar rejeitado

A UEFA aprovou hoje a admissão da Federação de futebol de Montenegro como membro de pleno direito da organização, que conta a partir de agora com 53 federações no seu seio.

Na mesma ocasião, o comité executivo da UEFA, reunido em congresso em Dusseldorf, na Alemanha, rejeitou a solicitação de adesão de Gibraltar.

No primeiro caso, os delegados da UEFA consideraram que, na sequência da proclamação da independência de Montenegro face à Sérvia e à dissolução da antiga federação sérvio-montenegrina, foi julgado procedente o pedido de adesão, em linha com uma recomendação anterior do comité executivo da UEFA.

No último caso, o congresso da UEFA decidiu pôr termo a uma controvérsia jurídica que se prolongava há quase dez anos, quando Gibraltar começou por solicitar à FIFA, em Janeiro de 1997, um possível ingresso na organização.

A petição foi transferida dessa última entidade para a UEFA, cujo congresso, sustentado pelo parecer do seu comité executivo, alegou que a Federação de futebol de Gibraltar não pode ser considerada uma associação nacional e como tal não cumpre os requisitos indispensáveis para o ingresso na organização.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?